Quais os quatro fases da Teoria Estruturalista de reestruturação?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Reengenharia

  • Estratégia: É a fase em que ocorre a elaboração do planejamento estratégico.
  • Ativação: É a fase em que há a ênfase nos ganhos de desempenho.
  • Melhoria: É a fase em que há a agregação de novos valores.
  • Redefinição: Neste último, há a criação de novas unidades de negócios.

Teoria estruturalista características
A Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal. Os estruturalistas apostaram no relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal com abordagem múltipla.

ORGANIZAÇÕES E PODER (1 )
Coercitivo (sanções físicas) Remunerativo (controle de recursos econômicos) Normativo ou poder moral e social (manipulação de recompensas simbólicas)

A teoria estruturalista é a construção do todo e não apenas a soma, estruturando um pirâmide firme . Surgiu por volta dos anos 50, quando os empresários viram que suas empresas já não davam lucro como antes.

Entende-se que tais teorias são: Teoria Institucional e abordagens ecológicas; economia organizacional; Teoria Crítica e pós-modernismo; teorias organizacionais fundamentadas em Psicanálise; redes e organizações; Teoria da Estruturação; Teoria Ator-Rede.

O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação as anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.

O linguista suíço Ferdinand Saussure é considerado o “pai” do estruturalismo.

O método estruturalista é a análise da realidade social baseado na construção de modelos que expliquem como se dão as relações a partir do que chamam de estruturas. A estrutura é um sistema abstrato em que os fatos não são isolados e dependem entre si para determinar o todo.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

A tipologia de Blau e Scott baseia-se nos principais beneficiários da organização. As organizações são assim classificadas em associações de benefício mútuo, firmas comerciais, organizações de serviços e organizações de bem-estar público.

O método estruturalista considera o objeto como totalidade passível de descrição a partir dos elementos que a constituem e das relações que mantém entre si. O estruturalismo, ao construir um método de análise formal, pretende dar objetividade ao estudo do humano.

Existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.

Podendo ser político, econômico, familiar ou de persuasão, esse elemento social acompanha a humanidade desde os seus primórdios.

É conveniente, para tanto, dividir as teorias científicas em duas grandes classes, 1) teorias fenomenológicas e 2) teorias explicativas.

Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas.

Funções da Administração: conheça as 4 principais!

  • Planejamento.
  • Organização.
  • Direção.
  • Controle.

O estruturalismo europeu se manifesta, principalmente, através de dois princípios: o da estrutura e o da autonomia. Já o estruturalismo americano, você já identificou que está embasado em três princípios, quais sejam: o princípio do indivíduo, o princípio da substância e o princípio da distribuição.

Compreender as partes, juntá-las e entender os elementos estruturais delas, como se fossem uma espécie de quebra-cabeças, é o que faz o estruturalismo. Um exemplo de elemento estrutural percebido por Lévi-Strauss foi o parentesco.