Quais os produtos que tem cloreto de cobalto?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os alimentos que mais contêm cobalto são nozes, vegetais folhosos, cerais, chocolate, café, peixes e manteiga.

O cobalto é encontrado naturalmente em rochas, solos, águas, plantas e animais em quantidades-traço.

Vermelhidão, coceira e até feridas são os principais sintomas da dermatite de contato - uma alergia causada pelo contato com substâncias, como o sulfato de níquel e o cloreto de cobalto, presentes em alguns objetos (brincos, relógios) ou alimentos (batata, verduras).

A alergia a metais, especialmente ao níquel e ao cobalto, muito presentes em bijuterias, atingem cerca de 10% da população adulta. O níquel em especial pode, em contato com a pele através das exposições contínuas, causar inflamações em qualquer idade. Estas inflamações são chamadas de dermatite de contato.

Tintas de tatuagem: algumas podem conter cobalto e outros metais pesados. Por isso, caso você tenha uma pele sensível, o ideal seria adiar a ideia da tatuagem. Celulares: se você tem alergia a níquel ou cobalto, o telefone é uma possível fonte de exposição.

O cobalto é um metal prateado, magnético, quebradiço, usado na produção de pigmentos azuis e em combinação em ligas com outros metais (em especial com o níquel em bijuteria; razão pela qual a alergia ao cobalto se associa frequentemente à alergia ao níquel).

Para combater a alergia de modo natural e eficiente, as vitaminas do grupo B são excelentes aliadas. Tais como a vitamina B2 ou riboflavina, vitamina B5 ou ácido pantoténico e a vitamina B6 ou piridoxina.

Para a população geral, os riscos de exposição ao cobalto se concentram na poluição ambiente, fumaça de cigarros e nos alimentos, uma vez que os resíduos industriais contendo cobalto podem alcançar regiões de produção agrícola.

A República Democrática do Congo (RDC) é o maior produtor mundial de minério de cobalto, enquanto que a China é o maior refinador.

O envenenamento por cobalto é uma intoxicação causada pela existência de níveis excessivos de cobalto no corpo. Como um componente da Vitamina B12, em pequenas quantidades, o cobalto é um elemento essencial para a saúde dos animais.

A deficiência de cobalto, pela sua gravidade e freqüência com que ocorre, é uma das mais importantes para bovinos sob condição de pastagem, em áreas mais específicas. Ela é caracterizada pela falta de apetite, perda de peso, pêlos arrepiados, pele grossa, anemia e às vezes morte.

Crustáceos: lagosta, camarão, caranguejo, ostras e mexilhão; Molhos: ketchup, vinagre e soja; Bebidas: café, chá, cacau, vinho, cerveja e sucos de fruta, especialmente de frutas ácidas; Outros: fermento em pó, alimentos enlatados, vegetais em conserva.

Os compostos do esmalte de unha fazem parte da lista. Mas, no topo do ranking estão os metais, como níquel e cromo.

Níveis elevados de cobalto podem desencadear uma infinidade de sintomas, incluindo cardiomiopatia, hipotireoidismo, disfunção cognitiva, neuropatia e fadiga.

Veja algumas dicas de produtos para quem tem alergia a esmaltes: Esmaltes da Risqué e da Revlon: toda a linha dessas duas marcas é considerada hipoalergênica por ter fórmula 3Free, ou seja, livre de tolueno, formaldeído e DBP (outra substância causadora de alergia);

Tanto os modelos em Aço cirúrgico como o Titânio são livres de níquel e da mistura de outros metais, o que evita a irritação na pele, portanto são ótimas para pessoas que possuem alergias ou tem a pele mais sensível.

A alergia a metais manifesta-se com erupção cutânea, coceira, vesículas, vermelhidão e descamação. Cronicamente a pele pode tornar-se ressecada ou endurecida e com rachaduras. A dermatite ocorre na área da pele que esteve em contato com o metal, porém pode aparecer em outros locais do corpo.