Quais os produtos que contém benzeno?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O Benzeno é usado como matéria-prima para fragrâncias sintéticas. Níveis residuais de Benzeno podem ser encontrados no fumo de cigarro, gasolina, colas, adesivos, produtos de limpeza e decapantes.

O nome dodecil benzeno sulfonato de sódio não é muito conhecido pelas pessoal em geral, mas a sua aplicação é muito mais comum do que seja imagina. Ele está presente em uma série de produtos utilizados em nosso dia a dia, como detergentes, sabões em pó, xampus e sabonetes.

O benzeno é utilizado como matéria-prima de diversos outros compostos orgânicos (estirenos, plásticos, polímeros etc.) e como aditivos em combustíveis automotivos. Na indústria alimentícia, está presente na formulação de refrigerantes.

A respiração é a via mais importante de absorção, pois a área do nosso sistema respiratório capaz de absorver o benzeno é muito grande.

Em outros cinco produtos também foi encontrado o benzeno. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Responsáveis por quase 90% do mercado brasileiro, as empresas Coca-Cola, Schincariol e Ambev comprometeram-se a reduzir a quantidade de benzeno em suas bebidas ao máximo de 5 ppb (partes por bilhão) ou 5 microgramas por litro, o mesmo parâmetro usado para a água potável.

Atualmente, o indicador utilizado no Brasil para o benzeno é o ácido trans, transmucônico na urina (AttM-U), que substituiu um mais antigo, chamado fenol urinário, que demonstrou ter baixa sensibilidade quando a concentração do benzeno no ar é baixa, inferior a 1,0 ppm.

O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.

A maior exposição ao benzeno se dá no ambiente de trabalho, por trabalhadores de indústrias químicas e petroquímicas.

A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos. O contato com a gasolina pode causar intoxicações, doenças crônicas (como o câncer) e até levar à morte.

Trabalhadores de Postos de Revenda de Combustíveis (PRC) estão expostos ao benzeno devido à emissão de hidrocar- bonetos aromáticos voláteis no processo de trabalho, o que pode ocasionar intoxicação pelas vias cutânea, digestiva e, em especial, respiratória.

O benzeno ocorre naturalmente no petróleo bruto em concentrações de até 4 g/L. Pode ser emitido para atmosfera na extração de petróleo, nas refinarias, por fornos a carvão, motores automotivos, na fumaça de cigarro, em postos de combustíveis e nos processos produtivos mal controlados.

O benzeno é uma substância química orgânica que se apresenta na forma de um líquido incolor, volátil, inflamável e de cheiro adocicado.

O benzeno é o hidrocarboneto aromático presente no petróleo, na gasolina e fumaça do cigarro. Ele também pode ser encontrado em vulcões e queimadas de florestas. Nas indústrias e laboratórios é utilizado como solvente e é uma matéria prima importante para fabricação de outros produtos.

Hemograma: O hemograma é um dos principais instrumentos laboratoriais para detecção de alterações tardias da hematopoese em casos de toxicidade crônica por benzeno.

Estima-se que a maior parte desses metabólitos seja excretada pela urina em até 48h após a exposição. O benzeno é irritante aos olhos, nariz, pele e garganta.

A absorção do benzeno ocorre principalmente pela inalação do agente na forma de vapor, e secundariamente pela pele, através do contato com a sua forma líquida.

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes.