Quais os produtos que a galinha nos fornece?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A galinha tem uma enorme importância para o ser humano, sendo o animal doméstico mais difundido e abundante do planeta e uma das fontes de proteína mais baratas. Além de sua carne, as galinhas fornecem ovos. As penas também têm utilizações industriais. Segundo dados de 2003, há cerca de 24 bilhões de galinhas no mundo.

Seguindo a lógica da evolução, a primeira galinha moderna teria surgido a partir da mutação genética (ou várias mutações) ocorrida no zigoto produzido pelo acasalamento de duas “quase galinhas”, digamos assim. O DNA combinado das "protogalinhas" deu início às primeiras células em direção a uma galinha moderna.

Do nosso lado do mundo, os ovos começaram a ser comidos há pouco tempo, mas nem tão pouco assim. Foi apenas com a chegada de Colombo nas Américas, em 1493. Ele transportou para o “novo mundo” os primeiros galináceos parentes das atuais galinhas poedeiras de hoje.

O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.

Chamada Red Jungle Fowl (ave vermelha da selva, na tradução livre), ou Gallus Gallus (no nome científico), é originária do sudeste asiático, de ambientes de selva. Esse é um traço importante: por serem nativas desse habitat, as galinhas gostam de áreas sombreadas e de empoleirar em árvores.

Historiadores afirmam que a galinha surgiu ao longo da evolução. Os ovos mais antigos surgiram através dos peixes e anfíbios, animais que dependiam da água para a reprodução, Já os ovos com a casca mais dura, chamada de ovo amniótico, surgiram através dos répteis, mamíferos e aves.

Leandro Pinto

Maior granja de ovos da América do Sul dá liberdade às galinhas; Leandro Pinto, fundador do grupo Mantiqueira possuí 11 milhões de aves na sua empresa! Leandro Pinto começou a empreender desde cedo – e enfrentou decepção atrás de decepção.

Pode comer galo? Apesar de menos comum por aqui, o galo também pode ser a estrela principal de alguns pratos. Como a carne é mais firme, o cozimento também é mais demorado.

A idade em que um frango se torna um galo é quando atingiu a maturidade sexual, ou seja, entre 5 e 9 meses de idade.

Geralmente, o início da postura se dá entre a 18º e 19º semanas de vida, e o pico de produção ocorre após a 27º semana de vida das aves. Conforme a linhagem teríamos entre 80-90% de postura. Ou seja, de cada 100 aves, teríamos 70 a 94 ovos.

Galinha e Galo são, respectivamente, a fêmea e o macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frangos, e os filhotes, de pintos, pintinhos ou pintainhos.

Os primeiros frangos chegaram ao Brasil trazidos pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral, em 1500. As aves, que são originárias da Ásia, eram mestiças, produto dos cruzamentos ao longo de séculos.

As galinhas são animais domésticos. O nome científico já diz: Gallus gallus domesticus. O Gallus gallus original, selvagem, era uma ave com muito menos carne e muito mais vontade de bicar humanos. Seu nome leigo é galo-banquiva, e sua história com os humanos começou no sul da Ásia, provavelmente há uns 10 mil anos.

Pode comer ovo menstruada? Sim, pode comer ovo menstruada! Ao longo do tempo, instaurou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro. Essa ideia não tem nada a ver, afinal, o sangue menstrual não possui cheiro fétido, apenas um odor natural de ferro.

MITO! Estudos e pesquisas realizadas pela ciência apontou que determinadas porções de proteína da clara do ovo têm uma surpreendente propriedade vasodilatadora (processo de dilatação dos vasos sanguíneos), semelhante a um medicamento utilizado no tratamento da pressão arterial elevada.