Quais os procedimentos para realizar uma devolução?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 26 de abril de 2023
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As etapas para a devolução são simples. Basta o consumidor entrar em contato com o lojista e explicar o motivo pelo qual não pretende manter a negociação. O fornecedor deverá houver as reclamações e orientar se realizará a coleta do item ou se o cliente deve ir até os Correios e postar a mercadoria.

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Devolução de mercadoria com a mesma nota fiscal
O transportador ou o destinatário que não aceitou receber a mercadoria deve escrever, no verso do DANFE, o motivo da devolução, inserir a data e assinar. Depois, a NF de origem será utilizada para que o emissor faça a NF-e de devolução.

tem o direito de se arrepender da compra em sete dias e desfazer o negócio, sem ter que dar qualquer justificativa. Este prazo começa a ser contado na data da compra do produto, contratação do serviço ou recebimento do produto ou serviço.

Para exercer o direito de arrependimento, o consumidor deve formalizar o pedido ao fornecedor. Se entregar carta, protocole uma via. Se optar pelo correio, envie com aviso de recebimento. Se o contato for por telefone, anote o número do protocolo e o nome do funcionário que fizer o atendimento.

Portanto, o processo de decisão de compra Kotler pode ser simplificado como: necessidade, identificação do produto, análise, informação do produto, avaliação das opções, decisão de compra e comportamento pós compra. Vamos entender cada uma dessas etapas a seguir…

em compras pela internet ou telefone, o consumidor tem até 7 dias úteis, contados a partir do recebimento do produto, para desistir da compra e solicitar a devolução do dinheiro. em casos de cancelamento indevido de serviços, o consumidor tem até 30 dias para solicitar o ressarcimento do que foi pago.

Quando o produto apresenta algum tipo de defeito o comerciante não tem escolha, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o vendedor é obrigado a substituir o produto ou devolver o dinheiro.

Se a compra foi realizada em loja física, o fornecedor não tem a obrigação de devolver o dinheiro em caso de desistência, pois o cliente teve a oportunidade de ver e/ou experimentar o produto antes de adquiri-lo.

Não há prazo para emissão da nota fiscal de devolução, podendo ser lançada no momento em que o contribuinte precisar. Já o processo de devolução deve seguir a famosa lei do e-commerce, que esclarece que o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias.

A principal diferença entre notas de devolução e de retorno é que enquanto a nota de retorno é utilizada após a emissão de uma nota de remessa, a nota de devolução é usada depois da emissão de uma nota fiscal de venda ou de compra.

Neste último caso, a lei também determina que o consumidor não deve arcar com nenhum custo ligado com a compra a ou com a devolução, devendo receber todo o seu dinheiro de volta. Em outras palavras, o frete tanto de envio quanto de devolução devem ser pagos pelo comerciante.

Uma política de devolução é o conjunto de regras que um varejista cria para gerenciar como os clientes vão devolver um produto ou trocar mercadorias que os deixaram insatisfeitos. Esse documento informa quais produtos são passíveis de devolução e por quais motivos, além do prazo máximo que uma devolução é aceita.

Afinal, nessas modalidades, o consumidor faz a aquisição sem ter contato direto com o produto. Nesse caso, o valor pago deve ser estornado integralmente ao consumidor e todas as despesas logísticas do processo de devolução devem ser custeadas pela loja.

Troca de produtos em caso de compra em loja física
Em verdade, você, como cliente, só terá direito à devolução do dinheiro se o produto apresentar defeito e se o problema não for resolvido em até 30 dias, conforme estabelece o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

As 6 etapas mais importantes do ciclo do pedido no e-commerce

  • 1 – Integração do pedido com o ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema de gestão da empresa) ...
  • 2 – Faturamento. ...
  • 3 – Separação e preparação para envio do produto. ...
  • 4 – Expedição (Envio) / Retirada na Loja. ...
  • 5 – Transporte. ...
  • 6 – Entrega ao cliente.

Reconhecimento da necessidade
A primeira etapa do processo de decisão de compra é o reconhecimento de uma necessidade. A pessoa ainda não sabe que precisa de um produto — ela apenas percebe que tem um problema para resolver ou uma oportunidade para aproveitar na sua vida.

Etapas do ciclo de compras do cliente

  • Descoberta. Neste momento, o consumidor percebe que tem um problema, uma carência, uma necessidade que deve ser resolvida. ...
  • Consideração. ...
  • Decisão. ...
  • Na fase de descoberta. ...
  • Na fase de consideração. ...
  • Na fase de decisão do cliente.