Quais os problemas que a insônia pode causar?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Efeitos da insônia

  • Irritabilidade;
  • Alterações de humor;
  • Sonolência constante;
  • Problemas de memória;
  • Dificuldade de concentração;
  • Problemas ao se relacionar;
  • Depressão;
  • Ansiedade;

“Com o tempo, no entanto, a insônia pode também trazer efeitos perigos, afetando a circulação sanguínea e o coração. O problema pode se relacionar ainda com a depressão, visto que cerca de 20% das pessoas que têm insônia crônica desenvolve o transtorno psicológico”.

Outros efeitos da insônia em longo prazo são “irritação, dificuldade para se concentrar ou de memória, sintomas de depressão, entre outras.”, explica o Instituto do Sono.

Em longo prazo, a má qualidade do sono pode ter efeitos de maior alcance em sua saúde geral. Ela aumenta o “risco cardiovascular,”, colocando você em maior risco de ter problemas como derrames e infartos. Ela também está associada com pressão alta, diabetes e obesidade.

Já a insônia aguda dura um tempo maior, de quatro a seis meses, sendo causada geralmente por eventos traumáticos. Já para as pessoas que possuem dificuldade constante de dormir o cuidado deve ser redobrado, pois pode ser insônia crônica.

Diazepam. O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Para tratar a insônia:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados para poder alcançar os pés com as mãos.
  • Pegue um pé na mão e enrole os dedos dos pés.
  • Sinta a curva na planta do pé.
  • Aplique pressão firme e massageie este ponto por alguns minutos usando movimentos circulares ou para cima e para baixo.

Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.

Cérebro x boas noites de sono
A insônia ainda aumenta a probabilidade de uma pessoa desenvolver baixa autoestima e uma autoimagem ruim, além de sintomas de ansiedade, depressão e distúrbio bipolar. Um sono irregular e de baixa qualidade contribui diretamente para o aumento dos sinais clínicos de doenças mentais.

A insônia ou noites mal dormidas prejudicam as atividades do dia a dia e atrapalham a memória, podendo agravar quadros de depressão.

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde mental. Quem não dorme bem, pode apresentar problemas de memória, dificuldades de concentração, irritabilidade, desânimo e tristeza. No entanto, ter uma noite de sono adequada tem sido um desafio para muitas pessoas.

Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Dormir ajuda o corpo a se recuperar, ao cérebro a armazenar as informações do dia, além de reduzir o risco de problemas como doenças cardíacas e diabetes.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

E há uma grande variedade de remédios caseiros que prometem nos ajudar a pegar no sono sem recorrer a produtos farmacêuticos. Raiz de alcaçuz ou de valeriana; flor de camomila, de aveia ou de tília; folhas de tulsi, de alface ou de salsinha; casca de maçã ou aroma de lavanda...

Existem alguns relaxantes musculares que podem causar sonolência diurna. Dentre eles, podemos citar: Ciclobenzaprina (Miosan®, Musculare®, etc.); Carisoprodol (Mionevrix®, Mioflex®);

O consumo de chá na cama ajuda a relaxar e pegar no sono mais rapidamente.

  • Chá de camomila. Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. ...
  • Chá de capim limão. ...
  • Chá de maracujá ...
  • Bônus: chá para dormir de valeriana e chá verde.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

Problemas hormonais
Além disso, desequilíbrios na produção de melatonina, cortisol, TSH, T4 livre, adrenalina, noradrenalina e GH também têm relação com a ocorrência de insônia.

Inspirar com o nariz durante quatro segundos; Segurar a respiração durante sete segundos; Expirar completamente o ar pela boca, sem mover a língua da posição, durante oito segundos. Repetir o processo mais três vezes.

A melatonina é um hormônio que nosso corpo produz de forma natural. Além disso, tem um papel vital na regulação de nosso ciclo circadiano (ciclo vigília-sono). Esse tipo de remédio atua em receptores específicos da melatonina, o que induz sono e a regula o ciclo vigília-sono.

Entenda como combater à insônia

  1. Fique longe das luzes. ...
  2. Faça atividades relaxantes durante a noite. ...
  3. Não tente dormir até que sinta sono. ...
  4. Não tome café durante a tarde. ...
  5. Adote horários para o sono. ...
  6. Faça atividades físicas. ...
  7. Faça uma terapia complementar.