Quais os problemas que a depilação pode causar?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Depilar o corpo pode deixar algumas regiões importantes mais sensíveis e vulneráveis. Os tipos mais comuns de depilação, como a lâmina de barbear e a cera, podem causar dermatites, foliculites, infecções, manchas, feridas e alergias, enquanto os cremes depilatórios podem desencadear eczemas.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

As reações após depilação a laser assombram as pessoas que se interessam pelo procedimento.
...
5 reações comuns após a depilação a laser

  • Foliculite. ...
  • Eritema (vermelhidão) ...
  • Edema (inchaço) ...
  • Queimadura. ...
  • Mancha na pele.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Essa é uma decisão muito pessoal. O que podemos afirmar é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, depilar não é condição necessária para uma boa higiene íntima, que nada tem a ver com a presença ou ausência de pelos.

O laser pode agir tanto atraído pela melanina do pelo (laser de alexandrite), como pela hemoglobina que alimenta o pelo (laser ND:YAG). Quando a raiz do pelo é atingida pelo laser ela é eliminada definitivamente, e o pelo não volta mais a crescer. Por isso, é o método mais eficaz e duradouro.

Durante o procedimento de depilação, a pele sofrerá um trauma para que seja possível eliminar os pelos da região. Logo, toda vez que a pele sofre esse trauma, ela fica sujeita a um aumento da produção de melanina, o que pode gerar manchas na pele.

Mas o método também tem seu lado negativo, e o principal é o fato de causar reações alérgicas na pele em muitas pessoas. Além disso, a lâmina elimina os pelos apenas de forma superficial, o que pode causar foliculite, além, claro dos resultados não terem longa duração.

A depilação de virilha completa não prejudica a saúde e nem causa riscos à mulher. Portanto, é apenas uma questão de preferência estética. Não há nenhum tipo de relação da presença de pelos ou não na região íntima com a higiene pessoal.

Não está documentada a relação direta entre a ausência de pelos púbicos e um maior risco de infeções sexualmente transmissíveis. Depilar ou não a zona íntima é uma opção da mulher.

A pele vai gerando um processo inflamatório por tantos atritos no local. A pele depois entra em um processo de “cicatrização” e o resultado disso pode ser o escurecimento da região íntima por que você está sempre aguçando a hipercromia. A dica vale tanto para calça jeans quanto para as peças íntimas.

Evite as relações sexuais nos dias seguintes ao tratamento
Não é aconselhável, portanto, ter relações sexuais durante o tempo em que esta irritação dura: No caso das mulheres, geralmente desaparece dentro de 24-48 horas após o tratamento. No caso dos homens, pode ser um pouco mais longo.

Manter os pelos pode evitar exposição a fungos e bactérias
O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino. “Hoje nós sabemos que não tem nenhum problema de se retirar todos os pelos desde que se mantenha uma higiene íntima adequada”, afirma o ginecologista Domingos Mantelli.

Uma lâmina afiada pode remover células secas e escamosas junto com os pelos do corpo. Por isso, depilar corretamente ajuda a manter sua pele saudável.

A depilação deixa os pelos mais grossos.
Por serem cortados no meio, elas crescem de forma pontiaguda. Por isso, ficam com uma maior sensação de aspereza. E a depilação com lâminas também não enfraquece o pelo, ao contrário da realizada com cera ou a laser, que deixam os pelos mais finos e em menor quantidade.

Como acabar com os pelos da virilha tem três alternativas no mercado: a fotodepilação, a eletrólise e o laser. Na fotodepilação os pelos voltam a crescer cerca de 6 meses depois. A eletrólise é um tratamento longo e doloroso. Já o laser pode entregar a depilação efetiva.