Quais os problemas que a Coca-cola causa?

Perguntado por: mgoulart3 . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Conhecida pela sua concentração de açúcares, a bebida pode ocasionar cáries e erosão dental, além de amarelamento dos dentes, por causa dos altos índices de substâncias prejudiciais, como corantes artificiais e ácidos presentes na cola. Os ácidos ainda podem contribuir para a desmineralização do esmalte do dente.

Ela causa uma série de efeitos no organismo: a explosão de açúcar causa uma explosão de insulina, seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (fonte de energia rápida); Na absorção do açúcar e cafeína, as pupilas dilatam, a pressão aumenta e os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, ...

Tomar refrigerante todos os dias prejudica o fígado
No entanto, quando consumimos bebidas açucaradas em excesso, o fígado se sobrecarrega e transforma a frutose em gordura. Ao longo do tempo, isso pode contribuir para a esteatose hepática não alcoólica (EHNA).

O consumo de bebidas gaseificadas ou com cafeína não enfraquece os ossos nem causa osteoporose.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

O refrigerante mais consumido do mundo está na lista, para a tristeza dos fãs da coquinha gelada. O problema dele é o corante de caramelo, que não é nada saudável, por se tratar do tipo lV, que faz bastante mal para o organismo, podendo estar relacionado ao aparecimento de câncer.

Um motivo que torna o refrigerante uma opção ruim é o fato de esta bebida não conter muitos nutrientes. Além de possuir muito açúcar, ele também tem uma quantidade elevada de sódio. O sódio em excesso prejudica a circulação sanguínea e causa a famosa retenção de líquidos.

Então, como parar?

  1. Tirar da lista de compras. O primeiro passo para acabar com esse vício é não tê-lo por perto. ...
  2. Reduzir o nível de estresse. Não menos importante, é essencial que haja redução do nível de estresse. ...
  3. Praticar exercícios físicos. ...
  4. Diminuir as doses gradativamente. ...
  5. Treinar o paladar.

Afasta doenças cardíacas
O excesso de sódio nos refrigerantes aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. Reduzir o consumo de bebidas açucaradas ajuda a diminuir a pressão arterial.

O alto teor de açúcar no refrigerante resulta no PH ácido em sua composição, levando ao excesso de problemas gastrointestinais como a constipação. Além disso, as bebidas gaseificadas e industrializadas estimulam o aumento de peso.

Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo. Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar.

Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.

Benefícios para a saúde

  • Acalmam o estômago. Beber aos poucos refrigerantes do tipo água tônica ou cola ajuda a acalmar o enjoo e fornece energia para quem não pode ingerir alimentos sólidos.
  • Atuam como estimulantes. ...
  • Ganho de peso. ...
  • Cáries. ...
  • Crescimento ósseo. ...
  • Pressão arterial.

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes. Sobretudo, essas novidades suprem os desejos do cliente que busca qualidade e ser mais sadio em um mesmo item.

“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.