Quais os problemas de uma cooperativa?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Gerenciamento ineficiente: Uma cooperativa é gerenciada apenas pelos seus membros, que muitas vezes não possuem habilidades de gestão. Isso é considerado uma das maiores desvantagens do setor, pois a ineficiência da administração pode impedir o sucesso da organização.

I - por dissolução da pessoa jurídica; II - por morte da pessoa física; III - por incapacidade civil não suprida; IV - por deixar de atender aos requisitos estatutários de ingresso ou permanência na cooperativa.

Um dos maiores desafios é manter a individualidade das cooperativas envolvidas, que devem ser respeitadas. Se por um lado, há o ganho econômico, de produção e de escala de vendas, por outro há questões de vaidade e de desenvolvimento de marca.

O principal objetivo é promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada. Os cooperativistas acreditam na sinergia, no compartilhamento de ideias e valores e na premissa de que ninguém perde quando todos ganham.

Como o cooperativismo não visa ao lucro, o dinheiro arrecadado é reinvestido na própria organização. Assim, os participantes conseguem oferecer todo tipo de facilidades: empréstimo a juros baixos, cursos de capacitação e até compra coletiva de materiais (o que dilui os custos de transporte, por exemplo).

Art. 1.095. Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada. §1o É limitada a responsabilidade na cooperativa em que o sócio responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuízo verificado nas operações sociais, guardada a proporção de sua participação nas mesmas operações.

Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada. É limitada a responsabilidade na cooperativa em que o sócio responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuízo verificado nas operações sociais, guardada a proporção de sua participação nas mesmas operações.

Ademais, as sociedades cooperativas, mesmo as de crédito, não objetivam a geração de lucros e é exatamente isto que as diferencia das sociedades mercantis. Todo o excedente financeiro não se destina a remunerar o capital, mas simplesmente retorna ao cooperado na proporção de suas atividades com a cooperativa.

Prestar serviços de interesse econômico, técnico, legal, cultural e político de seus associados. Prestar serviços de interesse econômico e social aos cooperados, viabilizando e desenvolvendo sua atividade produtiva. Constituição Federal (artigo 5º) - Código Civil.

Os cooperados possuem também outros deveres, como:

  • responsabilidade pela cooperativa;
  • dever de acatar às decisões da assembléia, mesmo quando voto vencido;
  • dever de não concorrer com a cooperativa ou desviar contratos ou clientes desta;
  • dever de ratear as perdas ocasionais da cooperativa.

Portanto, uma cooperativa pode adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade, focando sempre o objetivo de eliminar intermediários, barateando custos e diminuindo preços por meio da racionalização e da produção em grande escala. NESTE TEXTO: Como criar.

Percebe-se que os desafios estão concentrados nos seguintes pontos: equilíbrio entre os aspectos econômico e o social; gestão democrática e a morosidade do processo decisório; separação da propriedade e do controle (profissionalização da gestão); oportunismo dos cooperados (fidelização); excessiva dependência de ...

A administração da cooperativa tem por obrigação identificar oportunidades e ameaças do mercado e, a partir disso, realizar a definição dos próximos passos a serem tomados pela organização. Vale lembrar que o Conselho será sempre subordinado à Assembleia Geral e precisa sempre prestar contas a ela.

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia (OCB)1.