Quais os problemas da blefaroplastia?

Perguntado por: lgomes4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Dentre os problemas que podem surgir após a blefaroplastia, as complicações mais comuns são: ptose da pálpebra superior, lagoftalmia causada pela ressecção incorreta da pele, cicatrizes, anomalias da prega palpebral, retração, ectrópio etc(3-8).

A blefaroplastia sem cortes não é indicada quando há muito excesso de pele e bolsas de gordura, sob os olhos, por exemplo. Além disso, pessoas com tom de pele mais escuro, como as morenas e as afrodescendentes, por exemplo, não devem podem fazer a blefaroplastia sem cortes.

2-Como fica a visão após a blefaroplastia? A blefaroplastia não afeta a visão, já que a cirurgia é feita nas pálpebras. Porém, nos primeiros a região ao redor dos olhos fica inchada. Além disso, são usados colírios e pomadas no pós-operatório da blefaroplastia que podem deixar a visão embaçada.

Para realizar a Blefaroplastia é aconselhável apresentar acima de quarenta anos de idade. Mas também pode ser realizada em pacientes mais jovens sem problemas pois, sendo uma cirurgia plástica, estes critérios tornam-se uma escolha de cada um.

O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média. No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.

Indicada para remoção do excesso de pele e tratamento de rugas ao redor dos olhos, a versão não cirúrgica é realizada com aparelho aprovado pela Anvisa e ficou conhecida como Plasma Lift. A sessão é realizada com creme anestésico aplicado de 30 a 40 minutos antes do tratamento de plasma, que dura cerca de 15 minutos.

A duração da blefaroplastia cirúrgica, a que faz o corte do excesso de pele, tem duração de oito a dez anos. Já a técnica jato de plasma tem efeito que dura de dois a três anos, mas pode ser refeita sempre que o paciente desejar.

Mesmo sendo realizada em uma região sensível do corpo, a cirurgia é considerada simples e rápida, durando cerca de 90 minutos para ser realizada e utilizando apenas anestesia local como anestésico.

INDICAÇÕES PARA A BLEFAROPLASTIA
Excesso de pele nas pálpebras superiores; Excesso de pele nas pálpebras inferiores; Bolsas salientes nas pálpebras superior e inferior; Pálpebras caídas ou mal posicionadas devido a flacidez e redundância da pele (fazer o diagnóstico diferencial ou adicional de ptose palpebral)

Na primeira semana após o procedimento, os pacientes devem evitar atividades que possam secar os olhos, incluindo ler, assistir televisão, usar lentes de contato e usar um computador. Inchaço e hematomas podem ser minimizados, mantendo a cabeça elevada, tanto quanto possível durante os primeiros dias de recuperação.

7- Posso assistir TV durante a recuperação da blefaroplastia? Claro! Não há nenhum problema em assistir TV após a cirurgia. Inclusive, a televisão pode ser mais confortável para a visão do que os dispositivos menores, como os celulares.

O ideal é esperar pelo menos dois dias depois da cirurgia para lavar os cabelos. Como o inchaço pode dificultar o fechamento completo das pálpebras, o shampoo pode cair nos olhos e causar irritação.

Após a blefaroplastia é comum ficar os equimose periorbital (roxo ao redor dos olhos). Geralmente esses roxos melhoram em 1 mês de pós-operatório, mas podem durar mais tempo, e não significam complicação da cirurgia.

O valor da blefaroplastia começa a partir de R$ 8.518,23 nas principais clínicas de São Paulo (Janeiro/2023). Este preço é uma média, já que o valor exato da cirurgia só pode ser passado após avaliação médica. Também há outros fatores que influenciam no custo da blefaroplastia.

Quantas vezes posso fazer blefaroplastia? A operação de pálpebras pode ser realizada mais de uma vez, pois com o passar dos anos a flacidez pode voltar a incomodar o paciente.