Quais os princípios para um bom atendimento ao cliente?

Perguntado por: dhernandes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

Todo bom atendimento ao cliente deve ter

  • Planejamento. O planejamento é a primeira etapa para o sucesso de qualquer processo. ...
  • Conheça o público. A linguagem utilizada na comunicação com o cliente deve ser adequada ao perfil do seu público. ...
  • Implementação de softwares. ...
  • Treinamento de equipe. ...
  • Pesquisas de satisfação.

4 pilares da qualidade de atendimento ao cliente

  • Atendimento ágil.
  • Comunicação assertiva.
  • Oferecer soluções no autoatendimento.
  • Foco na experiência do cliente.

O novo atendimento ao cliente tem três dimensões: relacionamento, experiência e iniciativa.

Confira a seguir os cinco pilares do atendimento ao cliente:

  • Empatia com o consumidor;
  • Se comprometa com seu cliente;
  • Busque atender as necessidades do cliente;
  • Organize seus prazos;
  • Encante seu cliente.

Principais habilidades de um profissional de atendimento

  • Paciência.
  • Escuta ativa.
  • Boa capacidade de solução de problemas.
  • Comunicação empática.
  • Clareza no repasse de informações.

Energia e empatia são um dos princípios básicos e mais essenciais dentro do atendimento. Isso porque sem energia de fato você não consegue colocar para outra parte o quão disposto está a resolver um problema. E todos os atendimentos sempre buscam resolver um problema.

Quais as etapas dos processos de atendimento ao cliente?

  1. Tratamento. “A primeira impressão é a que fica”, essa frase é especialmente importante para o setor de suporte e atendimento de uma empresa. ...
  2. Conhecimento. ...
  3. Resolução.

Existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa, de acordo com sua necessidade é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

Como melhorar o atendimento ao cliente?

  • Ter empatia e se colocar no lugar do cliente;
  • Reduzir a burocracia do processo de atendimento;
  • Ter agilidade para solucionar as demandas;
  • Fazer pesquisas de satisfação para entender a perspectiva do cliente;
  • Oferecer treinamento aos atendentes.

É o comportamento regular de atendimento, que não depende do estímulo do cliente. Exemplo: ser educado e gentil com o cliente, mesmo que ele não seja. Algumas atitudes ativas vitais são mais simples do que imaginamos: cumprimentar, sorrir, olhar nos olhos, perguntar e escutar o cliente.

Como fidelizar clientes de qualquer negócio

  1. Exceda as expectativas de seus clientes. Um dos fatores que fazem muitas pessoas optarem por outras empresas é o tempo. ...
  2. Ofereça o melhor atendimento ao cliente. ...
  3. Crie uma comunidade ao redor da sua marca. ...
  4. Facilite a vida dos seus clientes. ...
  5. Seja confiável.

Continue a leitura e entenda como colocar essas sugestões em prática.

  1. Invista no treinamento da equipe. ...
  2. Tenha um bom software de atendimento ao cliente. ...
  3. Automatize o atendimento. ...
  4. Use respostas simples e objetivas. ...
  5. Integrar suas ferramentas de atendimento.

Pilares do atendimento de excelência
Valorizar a relação com o cliente é sinônimo de oferecer uma boa experiência independentemente do canal. Para tanto, toda a empresa precisa estar focada em ouvir e corresponder aos anseios dos clientes, que podem ser desde comprar algo a reclamar de algum problema.