Quais os princípios éticos do budismo?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Ratanakul (1988), por exemplo, salienta quatro princípios básicos da ética budista que, segundo ele deveriam embasar as decisões éticas relacionadas à saúde. São eles: ve- racidade, não ferir a vida, carma e justiça.

São eles:

  • Compreensão Correta (Samyag-drsti);
  • Pensamento Correto (Samyak-samkalpa);
  • Fala Correta (Samyag-vac);
  • Ação Correta (Samyak-karmanta);
  • Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);
  • Esforço Correto (Samyak-vyayama);
  • Atenção Correta (Samyak-smrti);
  • Concentração Correta (Samyak-samadhi).

Os budistas acreditam que a verdade é uma fonte de confiança e que ela é absolutamente necessária para a coesão social. É por isso que eles rejeitam a mentira. Acreditam que mentir é um ato de violência contra os outros, pois os condenam à fantasia e à irrealidade. Isso os impede de agir conscientemente.

Suas lições principais são não praticar o mal, cultivar o bem e a própria mente, visando atingir o Nirvana, a realidade superior que todos almejam alcançar, no qual a pessoa obtém o fim do ciclo de sofrimento, ou seja, o samsara.

Fundamento filosófico que acredita na reencarnação
O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.

É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda, e tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.

Segundo os ensinamentos budistas é proibido ferir ou matar qualquer ser que povoa o mundo e que possui capacidade de sentir. As plantas, por sua vez, proporcionam um ambiente de produto das possibilidades espirituais dos seres.

Não há, nunca houve, nem nunca haverá um homem que seja sempre censurado, ou um homem que seja sempre louvado.

A ética budista é bastante simples, o que causa sofrimento para você e para os outros deve ser evitado — e você deve examinar cada ação e tentar fazer o melhor para evitar o que cause sofrimento para você e para os outros.

O código ético hindu observa os Yama (conduta pessoal) e os Niyama (conduta social). Afirma que todo ser humano deve servir, amar e realizar. A ética, portanto, é um processo de purificação e de avanço a Deus.

Ensinamentos de Buda
Entre as crenças mantidas, por exemplo, estava a ideia de um ciclo de vida infinito para todos os seres, compostos de nascimento, morte e reencarnação. Buda também pregava a ideia da lei cósmica do carma.

Por fim, com esta perspectiva religiosa, o indivíduo budista acaba por fazer parte de uma religião não-teísta, mas intimamente ligada ao divino através da tentativa dele mesmo se tornar “deus”, ou na linguagem budista, se tornar um buda, reconhecendo as qualidades da deidade, sendo que um dos caminhos para tal é a ...

Como as religiões apresentam uma ampla influência sobre a humanidade, o Budismo evidencia ensinamentos e respeito com a natureza e todas as formas de vida, acreditando que são nos lugares repletos pela natureza que o coração do homem se acalma e que a mente fica tranquila, uma vez que o ambiente e o ser humano são ...

Em vez disso, no budismo, oramos para os budas e bodhisattvas para termos inspiração e força para trabalharmos em nós mesmos de modo que possamos criar nossas próprias causas de felicidade, como também beneficiar os outros o máximo possível.

O coração é o mais importante
Ninguém pode destruí-la. Assim como Daishonin nos ensina, é por essa razão que o coração é o mais importante. Mas, como acumular o tesouro do coração? O Budismo Nichiren esclarece que o tesouro do coração é a prática do daimoku e a de ensinar as outras pessoas a fazerem o mesmo.

A Natureza do Sofrimento (Dukkha)

As tradições budistas costumam ser organizadas em dois grandes grupos. A tradição Theravada, ou “Caminho dos Mais Antigos”, é fortemente monástica, e dá importância ao esforço individual dos monges, que buscam a iluminação através de longas e austeras práticas disciplinares e meditativas.

Além da restrição ao consumo de carne, a dieta budista também restringe o consumo de bebidas alcoólicas. Essa restrição também se baseia em questões éticas da filosofia e o consumo de álcool é proibido sob o pretexto de que, uma vez intoxicada, a mente perde sua consciência plena.

Ensinamentos de Buda para uma vida mais leve

  • Não busque no mundo o que está dentro de você
  • Um jarro enche gota a gota.
  • Tudo tem uma finalidade - até o mal.
  • Você é responsável pela sua saúde.
  • Não se combate ódio com ódio.
  • Alegre-se pelas vitórias dos outros.
  • A virtude está nas boas ações.

Outro aspecto importante em relação ao Budismo é o fato de ser uma religião não teísta, uma vez que rechaça a existência de um Deus ou Criador supremo, em que pese reconhecer a existência de seres não-humanos, como espíritos e divindades, tendo esses apenas posição periférica em relação à doutrina (Wijayaratna, 2002).

Significado: Para os budistas, a morte é a única certeza. "Se nos lembrarmos da inevitabilidade da morte, geraremos o desejo de usar nossa preciosa vida humana de modo significativo", diz Ani-la Kelsang Pälsang, do Centro Budista Mahabodhi.