Quais os princípios éticos de pesquisas com seres humanos?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

A pesquisa em seres humanos baseia-se nos princípios da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça.

De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça.

As pesquisas envolvendo seres humanos devem atender às exigências éticas e científicas fundamentais. 1 - A eticidade da pesquisa implica em: a) consentimento livre e esclarecido dos indivíduos-alvo e a proteção a grupos vulneráveis e aos legalmente incapazes (autonomia).

A importância da ética em pesquisas que envolvam seres humanos deu-se a partir da necessidade de conduzir as ações de pesquisa pelo pesquisador no desenvolvimento das mesmas, manter a segurança, o direito e a dignidade do pesquisador, mas principalmente do sujeito envolvido na pesquisa ou pesquisado, devido à ...

Respeitar todos os seres humanos, não exercer a violência e ajudar quem precisa são alguns exemplos dos princípios éticos mais comuns.

A ética na pesquisa não se restringe à relação entre pesquisador e os sujeitos ou os participantes da pesquisa. Segundo Gauthier (1987), a ética perpassa todo o processo investigativo. Diz respeito desde a simples escolha do tema ou da amostra, ou ainda, dos instrumentos de coleta de informações.

Portanto, a ética em pesquisa exige que todos os participantes deem o seu consentimento informado e voluntário. Toda pesquisa deve procurar dar respostas a questões científicas de forma a beneficiar a humanidade. Os riscos devem ser minimizados tanto quanto humanamente possível.

Manter um bom registro de todas as suas atividades de pesquisa e relatar os seus dados da forma mais cuidadosa e objetiva possível. Falsificação, manipulação ou deturpação de dados. Divulgar interesses financeiros ou pessoais que possam afetar diretamente ou indiretamente o seu trabalho.

Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Honestidade, lealdade, sinceridade são exemplos de valores éticos muito importantes para uma convivência saudável em sociedade. Um indivíduo que possui valores sólidos irá aplicá-los em seu comportamento, o que o tornará digno da confiança daqueles que cruzarem seu caminho.

Os princípios da Bioética devem ser considerados na execução de todas pesquisas que envolvem seres humanos. Esse é o caminho que garantirá à sociedade que esses experimentos tiveram a preocupação em preservar a dignidade dos seres humanos.

Os princípios são autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

É preciso não esquecer que o progresso científico deve ser acompanhado de progresso moral, político e social. Assim, princípios éticos devem nortear qualquer experiência. Nenhuma pesquisa científica pode ser considerada desvinculada de suas aplicações práticas e de conseqüências sociais.

14 “pesquisa envolvendo seres humanos - pesquisa que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos”.

A ética em pesquisa pode ser considerada como consciência orientadora da pesquisa, para além das possibilidades técnicas e dos recursos científicos disponíveis no âmbito das ciências".

ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA
houver participação de voluntários, descrever em detalhes como e por quem os potenciais voluntários para a pesquisa serão localizados, contatados e convidados a participar da pesquisa. Descrever detalhadamente como e quem apresentará o TCLE.