Quais os principais sintomas de bactérias nas hortaliças?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os sintomas de infecção sistêmica, que ocorre quando a bactéria se espalha por toda a planta, são a descoloração dos vasos que transportam água, minerais e a seiva elaborada (xilema e floema) e a murcha total ou parcial das plantas, resultando na queima dos bordos das folhas (folíolos) (Figura 1).

É caracterizada pela presença de manchas pequenas, escuras e angulares nas folhas, algumas apresentando rachaduras no centro das lesões. É comum as lesões romperem, deixando as folhs perfuradas. O ataque severo provoca intensa queima das folhas, mas os frutos não apresentam sintomas.

Confira algumas das mais recorrentes. Doenças causadas por fungos e oomicetos: míldio (Bremia lactucae), septoriose (Septoria lactucae), oídio (Oidium sp.), cercosporiose (Cercospora longissima), mancha-preta (Alternaria brassicae), mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum e Sclerotinia minor).

Apenas alguns tipos de bactérias causam doenças. Elas são chamadas de patógenos. Às vezes, sob certas condições, a flora bacteriana habitual pode agir como um patógeno e causar uma doença. As bactérias podem causar doença ao produzirem substâncias nocivas (toxinas), ao invadirem tecidos ou ambos.

Para identificar se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa, utiliza-se a Coloração de Gram, uma técnica criada por Hans Christian Gram que submete as bactérias a corantes e permite a coloração de sua parede.

O diagnóstico das infecções bacterianas pode ser feito pela demonstração direta da bactéria, de seus antígenos e de outras substâncias bacterianas nas secreções e nos fluidos do organismo, pelo isolamento e pela identificação da bactéria, pela dosagem de anticorpo séricos e pela pesquisa de hipersensibilidade tardia ( ...

Além da função de fixar o nitrogênio do ar nas raízes, algumas bactérias selecionadas têm a capacidade de tornar solúvel o fósforo presente no solo e disponibilizá-lo para o vegetal.

Doenças, de modo geral, são causadas por fungos, bactérias, vírus e nematoides. Fungos provocam o aparecimento de pintas ou pequenas manchas nas folhas, hastes ou frutos. Bactérias causam manchas escuras, podridões, murchamento e morte das plantas.

A onicomicose é considerada uma infecção patogênica, principalmente em pessoas que possuem o sistema imunológico fragilizado e, em muitos desses casos, pode ser fatal.

  • Candidíase. ...
  • Rinossinusite. ...
  • Histoplasmose. ...
  • Aspergilose e sinusite fúngica. ...
  • Meningite fúngica. ...
  • Pneumocistose.

Três fatores climáticos são muito importante para a produção de hortaliças, a temperatura, a umidade e a luminosidade. Estes fatores influenciam no ciclo, qualidade e produtividade das hortaliças. A maioria das hortaliças é prejudicada pelo excesso de calor e chuvas.

Os principais insetos-praga das hortaliças são as mariposas (lagartas), pulgões, cochonilhas, besouros, percevejos, ácaros, formigas e moscas-brancas, entre outros. Alguns insetos desfolham as plantas, outros succionam a seiva, broqueiam os frutos, ou transmitem viroses.

Os 7 maiores causadores de problemas em hortas e jardins

  • 1 – Cochonilhas. Uma das pragas em hortas e jardins que aparecem quando falta cálcio na adubação. ...
  • 2 – Pulgões. ...
  • 3 – Lesmas e caracóis. ...
  • 4 – Lagartas. ...
  • 5 – Formigas. ...
  • 6 – Nematóides. ...
  • 7 – Fungos, bactérias e vírus.

O tratamento de infecções bacterianas é feito com antibióticos específicos para a bactéria em questão, assim como outros medicamentos, que podem ser recomendados pelo médico para aliviar o sintoma.

Invasão (intracelular, extracelular ou ambas) e multiplicação de micro-organismos bacterianos em um hospedeiro. Colonização + resposta do hospedeiro a esse agente. Primária ou oportunista. Condicão anormal, desordem de uma estrutura ou função, que afeta parte ou todo organismo, resultante de uma infecção bacteriana.

Elas são seres procariontes e unicelulares, de estruturas bem simples mas suficientes para causar ações impactantes. Elas podem ser encontradas tanto vivendo de forma isolada quanto formando colônias. Apesar de termos algumas impressões negativas sobre elas, nem todas causam doenças!