Quais os principais riscos em uma mina a céu aberto?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os principais impactos ambientais de uma mina a céu aberto são relacionados a poeiras, ruídos e vibrações e aumento de partículas sólidas em suspensão nos cursos de água, podendo também ocorrer, em algumas minas, o aumento da acidez nos cursos de água, contaminação por metais pesados e contaminação por produtos ...

Em primeiro lugar, deve-se considerar as principais causas de fatalidades em mineração: os problemas com a qualidade do ar na mina causados por calor excessivo, gases tóxicos, falta de oxigênio ou concentração de gases inflamáveis; e os incidentes relacionados ao uso de explosivos para detonação das rochas ou colapsos ...

A mineração apresenta risco grau 4, segundo classificação da Norma Regulamentadora 4 (MTE, 2008), Quadro 1, o que se reflete em uma maior exposição do trabalhador ao risco e na ocorrência de acidentes.

Ainda, a mineração altera de forma substancial o meio físico, provocando desmatamentos, erosão, contaminação dos corpos hídricos, aumento da dispersão de metais pesados, alterações da paisagem, do solo, além de comprometer a fauna e a flora.

A poluição do ar é o principal problema. A silicose é uma doença muito comum entre os mineradores e as pessoas que moram perto às minas. A silicose é a acumulação de pó de sílica nos pulmões. Com o passar do tempo, esse pó vai petrificando os pulmões (fibrosa pulmonar) até que os órgãos deixam de funcionar.

Segundo CPRM (2002), os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em cinco categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora, subsidência do terreno, incêndios causados pelo carvão e rejeitos radioativos.

Como diminuir os impactos ambientais causados pela mineração?

  1. descarte correto de resíduos;
  2. criação de protocolos de emergência;
  3. adequação dos projetos à legislação ambiental;
  4. aumento da rigidez nos parâmetros de segurança;
  5. redução de passivos ambientais criados pelo descarte prematuro de equipamentos.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Norma Regulamentadora - NR que disciplina os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade de mineração com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.

A mina de ouro de Mponeng, da AngloGold Ashanti, fica situada na província de Gauteng, na África do Sul. Com profundidade de mais de 4 mil m, trata-se de uma das minas de ouro mais profundas e ricas do mundo.

Há quatro tipos de equipamentos utilizados na lavra subterrânea e também na de céu aberto: equipamentos de perfuração e/ou desmonte; equipamentos de carregamento; escavadeiras; equipamentos de transporte.

  • Classe de risco 2 - moderado risco individual e limitado risco para comunidade:
  • Classe de risco 3 - alto risco individual e baixo para comunidade.
  • Classe de risco 4 - alto risco individual e para coletividade.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Definição de Termo: Categoria de risco. Em Gerenciamento de Projetos, é um grupo de possíveis causas de riscos. As causas de riscos podem ser agrupadas em categorias como técnica, externa, organizacional, ambiental ou de gerenciamento de projetos.

Estudos indicam que houve danos ambientais, como a contaminação da água de rios e de lençóis freáticos por arsênio e manganês. Além disso, o crescimento urbano não foi bem equacionado por infraestrutura e serviços.

Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração, podemos destacar: Remoção da vegetação em todas as áreas de extração; Poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios; Não pare agora...

Os problemas ambientais desenvolvidos podem apresentar impactos hídricos, biológicos, atmosféricos e geomorfológicos, sendo os principais: Remoção da vegetação na área de extração e evasão de animais habitantes da área; contaminação dos solos; sedimentação e poluição de rios por indevido descarte de material sem ...

Dentre os principais impactos, destaca-se a dispersão de finos resultando na depreciação da qualidade do ar, desconfiguração da paisagem pela ausência de um plano de lavra adequado e turbidez nos cursos de água ocasionada pelo carreamento de material fino pelas águas fluviais.

Existem diversos métodos de mineração. Os mais conhecidos são a lavra a céu aberto e a lavra subterrânea.