Quais os principais problemas que os índios enfrentam atualmente?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Foram registrados, em 2021, 305 casos de invasões possessórias, exploração ilegal de recursos naturais e danos ao patrimônio, em 226 terras indígenas, em 22 estados.

Atualmente, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os direitos indígenas são garantidos, prevendo o respeito aos povos indígenas e à sua organização social, cultural, língua, crenças e tradições.

A mineração ilegal é uma das principais responsáveis pelo aumento do desmatamento, pela contaminação de rios e nascentes (principalmente pelo uso do mercúrio) e, ainda, coloca em risco a sobrevivência das comunidades indígenas e ribeirinhas na região em que ocorre.

Desafios: demarcação e usufruto exclusivo
Mas ainda são muitos os desafios colocados para o atual governo. Os principais deles são a demarcação das terras indígenas e a garantia do direito ao usufruto exclusivo dos territórios tradicionais pelos povos indígenas.

Apesar de buscar melhores condições de vida na cidade, a maioria dos indígenas vive em situação de pobreza, tem dificuldade de conseguir emprego e a principal renda vem do artesanato. “Geralmente, as comunidades estão localizadas em área de risco. Nunca é numa área boa.

No Brasil, atualmente, existem 724 unidades de Terras Indígenas. Dentro desse conjunto, 487 são homologadas e reservadas, ou seja, já foram adquiridas pela União ou doadas por terceiros. O restante se encontra em processo de identificação ou declaração.

Na atual situação, o que poderia amenizar o adoecimento dos povos indígenas seria a adoção de medidas de isolamento social nas aldeias, apoiadas pelo governo federal, com a formação de barreiras sanitárias, com a participação dos profissionais de saúde, funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e com ...

Os povos indígenas do Brasil enfrentam um substancial aumento da grilagem, do roubo de madeira, do garimpo, das invasões e até mesmo da implantação de loteamentos em seus territórios tradicionais, explicitando que a disputa crescente por estas áreas atinge um nível preocupante, já que coloca em risco a própria ...

“Indivíduos e comunidades que arriscam defender os direitos indígenas são classificados como obstáculos ao progresso, forças contrárias ao desenvolvimento e, em alguns casos, inimigos do Estado ou terroristas”, declararam os relatores e órgãos da ONU. “Eles arriscam até mesmo suas próprias vidas.

Os índios atuais absorveram diversas práticas que não pertencem à sua cultura. Muitas crianças indígenas frequentam escolas, mantidas nas aldeias pela Fundação Nacional do Índio, e aprendem o português. Mas isso não quer dizer que os indígenas tenham abandonado suas tradições, como os rituais religiosos e as danças.

Em sua grande parcela, os índios vivem em tribos e sobrevivem por meio do cultivo de alimentos, bem como da caça e pesca. Alguns povos vivem totalmente isolados da sociedade nacional, enquanto outros são mais receptivos.

RESULTADO: Mesmo fazendo parte da história do Brasil e diferenciados por uma cultura diversificada eles enfrentam obstáculos sociais; racismo, violência, direitos violados e barreira para integração social, destaca-ser a dificuldade de limites territorias e consequentemente situações de expulsão de espaços já ocupados ...

"A garantia do direito à moradia é um dos principais desafios enfrentados pelos povos indígenas que migram para as cidades, mas há também questões importantes, como a educação dos jovens e a violência enfrentada por essas pessoas, no contexto da segurança urbana", disse Lalande.

Capoeira, Huka Huka, luta marajoara, Berimbau e Jiu-jitsu brasileiro, são alguns exemplos. Marajoara, estilo de luta corpo a corpo, foi criada e é muito praticada no norte do Brasil. O objetivo da luta é fazer o adversário encostar as costas no chão.

“Os desafios envolvidos nessa valorização passam por uma inoperância governamental, no sentido de não serem pensadas políticas públicas eficientes para garantir o acesso à cidadania desses povos e os seus próprios aspectos culturais e religiosos.”

Ainda hoje, apesar de parcos avanços, sofrem com a falta de titulação de suas terras tradicionalmente ocupadas e vivem com pouca infraestrutura e qualidade de vida. As comunidades e povos tradicionais enfrentam problemas de habitação, falta saneamento, luz elétrica e vias de acesso aos seus locais de moradia.

A maneira mais direta de ajudar povos indígenas à distância, como os Yanomami, é fazer doações para campanhas responsáveis, que são geralmente organizadas pelo Condisi, Coiab e Apib, por exemplo.

Os povos indígenas no Brasil e no mundo têm procurado jeitos de valorizar e fortalecer suas línguas. Um desses jeitos é através da escola. Antes de conquistarem o direito de criar suas próprias escolas nas aldeias e de ensinar as suas línguas, os povos indígenas, por muito tempo, foram obrigados a falar o português.

A primeira delas é o direito à educação formal diferenciada, com respeito à cultura dos nativos, construção de escolas indígenas nas aldeias. A formação de professores possibilitou não apenas um ensino feito para eles, mas também por eles.

1 Que cuidado o povo indígena Kaiabi tem com a terra? Quando a terra já foi utilizada por muito tempo (“ficou fraca”), eles mudam de área para fazer novas plantações e deixam a antiga se recompor (“reflorestar”).

São assassinatos, chacinas, massacres, envenenamentos, prisões ilegais, torturas, violência psicológica, intimidação e ameaças, despejos violentos, atentados contra aldeias, remoções forçadas, aculturação, escravização, estupros, campanhas difamatórias, preconceito, crimes que geraram (e por continuarem a acontecer em ...