Quais os principais personagens do mamulengo?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os personagens do mamulengo chamam-se geralmente Benedito, Cabo 70, Professor Tiridá, João Rodondo e são, na sua maioria negros, figurando quase sempre um vilão de cor branca. Pernambuco é o único estado onde se pode acompanhar com mais precisão a história do desenvolvimento do mamulengo no Brasil.

O mamulengueiro é geralmente um homem com grande capacidade para inventar histórias e improvisar situações com os bonecos, brincando com o público e fazendo críticas aos costumes sociais, esse artista popular viaja pelo mundo possível, as vezes convidado as vezes tentando a sorte, as vezes querido as vezes excomungado, ...

II – O que é Teatro de Mamulengos
O teatro de bonecos é um gênero teatral que se diferencia do teatro de atores, por utilizar bonecos que encarnam personagens que ganham vida através da performance e voz do artista, o qual muitas vezes se mantém oculto ao público durante a ação dramática.

É formada por uma família, mãe e oito filhos. Em seus espetáculos: bonecos gigantes, palhaços com perna de pau, mágica e canções são trançados com singularidade e singeleza.

O Mamulengo Presepada nasce no início dos anos 80 da convivência de Chico Simões, seu criador, com o trabalho do amigo Carlinhos do Babau (Carroça de Mamulengos), após viajarem juntos pelo Nordeste brasileiro trabalhando e interagindo com mestres das culturas populares e tradicionais, sobretudo, aqueles ligados ao ...

E os bonecos que representam os personagens famosos são chamados de Funko Pop. E o nome Pop, não é à toa, viu?

Na atualidade entre os mamulengueiros mais importantes — aqueles que são considerados mestres no consenso geral do público e dos aprendizes — destaca-se com maior relevância: Mestre Zé de Vina (Glória do Goitá /PE), Mestre Luiz da Serra (Vitória e Sto.

O manipulador é o ser que anima, dá vida ao boneco.

Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.

A peça Boneco é feita de madeira, tinta e tecido. Os Mamulengos típicos são confeccionados para serem bonecos de luva. Geralmente possuem a cabeça de madeira sendo o corpo costurado em tecido.

Derivado da expressão “mão molenga”, o mamulengo une as técnicas de manipulação de bonecos de luva e de vara. Os personagens representam parte do universo do campo e do interior, das pequenas cidades e vilas.

Elencamos diferentes aspectos formais e de conteúdo que compõem a poética cômica constituída por essa tradição, estabelecendo o Mamulengo como gênero cômico popular e relacionando-o com a teoria sobre a comédia de Bakhtin (1993), Bergson (2001) e Propp (1992).

Surgem os bonecos moldados com barro, desprovidos de junções, para posteriormente aparecerem os primeiros exemplares com a união de cabeça e membros.

Camelô, mágico, ventríloquo, mamulengueiro, brincante de Reisado, Bumba meu Boi, Guerreiro e Folia, formado nas feiras, festas e festivais do mundo. É contador de histórias de amor e de guerra das terras de São Saruê, onde vive tudo que se imagina e a máscara mais revela que oculta.

O Teatro de Fantoches representa uma das primeiras expressões de teatro no Brasil, surgido no século XVI, trazido pelos colonizadores portugueses, não requer cenário complicado, nem “atores”.

É eminentemente de rua, mas, pela sua versatilidade, pode ser apresentado em teatros e outras casas de espetáculos. Ele é acompanhado de música ao vivo (sanfona, triângulo, zabumba, pandeiro, ganzá, etc.) e versa sobre assuntos relacionados ao comportamento do povo.

O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz.

O Mamulengo trabalha sobre as características do seu povo, seus costumes, problemas sociais, modos de viver e idiossincrasias.