Quais os principais meios físicos e materiais utilizados nas Artes do Nordeste Brasileiro rupestre?

Perguntado por: echaves8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

As figuras humanas aparecem em menor quantidade, sempre em imagens que representam dança, caça ou luta. Além disso, são encontradas também mãos humanas. Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.

Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.

Arte Rupestre no Brasil

  • Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí)
  • Parque Nacional Sete Cidades (Piauí)
  • Cariris Velhos (Paraíba)
  • Lagoa Santa (Minas Gerais)
  • Rondonópolis (Mato Grosso)
  • Peruaçu (Minas Gerais)

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.

Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante” para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.

Os materiais usados para aglutinar os pigmentos e produzir tinta à prova de escorrimento ou gotejamento, eram sangue, látex vegetal (seivas em geral), clara e gema de ovos.

Inicialmente, as ferramentas produzidas eram de madeira, ossos e dentes, depois, de pedras lascadas e marfim.

Resposta verificada por especialistas. Na pintura rupestre, o material não utilizado era a tinta acrílica (C).

Parque Nacional Serra da Capivara

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

Alguns desses sítios, como os da Serra da Capivara, no Brasil, Lascaux e Chauvet na França, Altamira na Espanha, e tantos outros, são verdadeiras galerias de arte de surpreendente alta qualidade capazes de deixar não apenas os turistas visitantes, mas também os grandes especialistas literalmente de queixo caído quando ...

A principal essência das pinturas rupestres eram transmitir história, acontecimentos e legados para as próximas gerações, como forma de registro de eventos e assim, os saberes acumulados não fossem perdidos pelo tempo.

As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais.

Tipos e exemplos de arte rupestre

  • Cueva de las manos, na Argentina.
  • Pintura rupestre de bisão, Altamira, Espanha.
  • Gravuras rupestres em Tanum, Suécia.

resposta: Os temas retratados nas gravuras e pinturas rupestres geralmente estão ligados ao cotidiano, como caça, fertilidade, objetos domésticos ou de trabalho. Acredita-se que muitas cenas tinham carácter mágico- religioso, como uma preparação para o que ainda seria vivido, como uma situação de caça por exemplo.

Os materiais utilizados para as pinturas eram pedaços de carvão de suas fogueiras e outras substâncias usadas na coloração. Ossos, chifres e dentes eram também utilizados na confecção de esculturas que também expressavam situações e seres do cotidiano das pessoas da Pré-história.

Utilizavam terra colorida, sangue e pelos de animais para criar imagens de silhuetas de grandes feras em paredes e tetos de escuras e quase inacessíveis cavernas.