Quais os principais impactos sobre o ambiente de tundra?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Com o declínio nas zonas úmidas, podemos ver algumas quedas nas populações de ganso nessa área ”. Além disso, um Ártico mais árido também pode aumentar a vulnerabilidade à erosão do solo, aos focos de insetos, aos fogos de tundra e a outros fenômenos associados às condições de seca.

Alternativa E. O bioma tundra é marcado pelo congelamento do seu solo na maior parte do ano. Essa característica impede o crescimento de espécies vegetais de maior porte, por isso a vegetação da tundra é formada tipicamente por gramíneas.

Tundra é um bioma de ambientes em que predomina o frio extremo. Não possui árvores, e sua cobertura vegetal é formada por musgos, líquens e outras espécies de pequeno porte. A Tundra é um bioma que está localizado no Hemisfério Norte, nas terras mais setentrionais do planeta.

Nessa região não existe árvores por causa dos fortes ventos que atingem o local. Esse tipo de tundra tem baixas temperaturas por causa da sua latitude. É possível encontrar esse bioma no sul do Ártico, em locais como o Canadá, Escandinávia, Alasca, Groenlândia e Sibéria.

A Tundra é conhecida por ser o bioma mais frio da Terra! Lá, as temperaturas frequentemente se encontram abaixo de zero, o que torna o seu ambiente com características muito diferentes daquelas que vemos, por exemplo, nos biomas brasileiros, onde é comum a presença de animais adaptados ao calor e grandes árvores.

Verões sem gelo marinho, o colapso de sistemas de pesca do Ártico, transformação de paisagens e mudanças de solo e vegetação estão entre as possíveis consequências cujos efeitos poderiam afetar mais regiões do planeta.

Incêndios, secas e enchentes mais frequentes, destruindo regiões e levando ao avanço da pobreza no mundo. Perda de territórios em razão do aumento no nível do mar, acarretando em refugiados climáticos. Avanço nos vetores de doenças tropicais em razão das temperaturas mais altas.

O aquecimento global tem consequências negativas para a vida de todas as espécies do planeta. As estações estão chegando fora de época, a vegetação e os solos secam mais cedo, o nível do mar está subindo e diversas espécies correm o risco de serem extintas, promovendo uma redução expressiva da biodiversidade.

Na tundra, a vegetação que consegue sobreviver são plantas de pequeno porte, como musgos, líquens e arbustos, que servem de alimento aos animais que ali vivem. Nesse bioma não existem árvores, pois a pouca claridade e o frio impedem o seu crescimento.

Principais fatores que influenciam na vegetação:
1 – Disponibilidade de água no solo. 2 – Clima: temperaturas, umidade do ar, presença de chuvas (pluviosidade), geada, vento, neve e outros fatores climáticos. 3 – Tipos de relevo (planalto, planície, montanha, vale, etc.).

A vegetação é formada por poucas espécies, mas é abundante e serve de alimento para animais herbívoros como os bois almiscarados, lebres árticas, renas e lemingues. Esses herbívoros servirão de alimento para os carnívoros, que são os ursos polares, arminhos, raposas árticas e lobos.

A Tundra é um bioma frio e inóspito com um tipo de vegetação esparsa, em grande parte rasteira. Ela é considerada o bioma mais frio da Terra. A tundra está presente no topo do hemisfério norte do globo, na região do Círculo Polar Ártico.

O subsolo fica permanentemente congelado (permafrost). A Tundra caracteriza-se por apresentar poucas espécies capazes de suportar as condições desfavoráveis. Os produtores são responsáveis por capim rasteiro e com extensas áreas cobertas por camadas baixas de liquens e musgos.

Dentre as atividades exercidas estão a criação de renas. Além disso, povos árticos, como no caso dos esquimós, buscam sua sobrevivência na caça e na pesca, podendo juntar a comida necessária para estocagem, e consumo nos meses em que as condições climáticas se tornam ainda mais rigorosas.

A Tundra já foi registrada no Brasil e tem gerado altíssimas expectativas do mercado consumidor.

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

O Ártico influencia o clima e o clima do mundo, e o derretimento da camada de gelo da Groenlândia causa o aumento do nível do mar que ameaça muitas comunidades costeiras.

Continuar lendo O que é taiga e tundra?