Quais os principais exemplos de derivados Emulsionados?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Como exemplos desta categoria de produtos podem-se citar salsichas, mortadelas e salsichões, consumidos tanto em nível doméstico como no mercado de alimentação rápida ou fast foods.

A emulsão da carne constitui um sistema de duas fases, a fase dispersa formada por partículas de gordura sólida ou líquida e a fase contínua por água que contém dissolvidas e suspensas proteínas solúveis e a água formam uma matriz que encapsula os glóbulos de gordura (Figura 2).

Os emulsificadores estão disponíveis com kits simples, duplos ou triplos de lâminas e discos, além de contarem com várias velocidades para oferecer variados tipos de emulsão.

1. Preparação obtida por divisão de um líquido em glóbulos microscópicos no meio de um outro líquido com o qual não é miscível. 2. Falsa solução de um líquido, geralmente oleoso, no seio de outro líquido.

Formação da emulsão cárnea
Duas teorias explicam os mecanismos de estabilização dos produtos cárneos emulsionados: a da emulsão e a do aprisionamento físico, na qual as partículas de gordura não se separam devido à formação de uma rede proteica que retém essas partículas, juntamente com a água.

Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídeo lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.

Um emulsificante é um agente que permite a remoção do excesso de penetrante pós-emulsionável em superfícies de peças com água. Os tempos adequados de emulsificação e enxágue permitem a remoção do excesso de penetrante da superfície, enquanto qualquer penetrante nas descontinuidades não é removido.

Mas, o que é emulsionar? A emulsão acontece quando unimos dois líquidos que em princípio se dispersam. É isto que acontece quando misturamos água e azeite, que não permitem a junção.

Como é chamado o líquido que sai da carne? Mesmo nas bandejas de carnes vendidas no supermercado, o líquido avermelhado no recipiente é a mioglobina. Ela permite uma melhor oxigenação da carne, assim como uma conservação mais prolongada.

mioglobina

O veterinário paulista Diogo Garnica é categórico: “O líquido vermelho que encontramos na carne mal passada não é sangue. Ele é uma substância que é uma proteína, chamada mioglobina, que tem coloração vermelha”, explicou. >

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”

A emulsificação consiste no processo de mistura de dois líquidos difíceis de misturar. O método principal da emulsificação consiste na dispersão da fase descontínua em gotículas, de preferência finas. Os equipamentos rotor-estator são particularmente adequadas para tarefas de emulsificação.

Para que uma emulsão seja formada é preciso fornecer energia, que pode ser feita com o uso de homogeneizadores, agitadores ou utilizando processos de spray.

Fabricação de produtos cárneos

  • Produtos cozidos: salsicha, mortadela, patê, presunto e apresuntado e conservas em lata. ...
  • Produtos fermentados: salame, pepperoni. ...
  • Produtos salgados: carne de sol, charque e jerked beef. ...
  • Produtos embutidos frescos: hambúrguer, linguiças frescas.

Existem dois tipos de emulsões: Tipo óleo em água (O / A), onde o óleo forma a fase dispersa (gotas) e a água a fase contínua; e do tipo água em óleo (W / O), onde a água forma a fase dispersa (gotículas) e o óleo a fase contínua.