Quais os principais desafios da antropologia brasileira na atualidade?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os "grandes problemas da antropologia brasileira" se convertem assim num único problema: o da deficiência técnica do ensino e da pesquisa das disciplinas antropológicas em nosso meio.

A antropologia filosófica lida com questões existenciais e metafísicas acerca da natureza humana. Subdivide essa questão fundamental em vários temas, como identidade, pessoalidade, livre-arbítrio e determinismo, constituição humana, natureza humana, psique, mente, dentre outros tópicos.

Atualmente, a antropologia está inserida nos debates das grandes questões nacionais e é importante em diversas frentes, como por exemplo, na mediação da relação entre povos indígenas e populações tradicionais com o Estado brasileiro.

Se a antropologia brasileira é conhecida sobretudo pelas pesquisas em torno das populações ameríndias e das religiões afro-brasileiras, ela não se limita a essas grandes tradições de estudo, incluindo também a antropologia urbana e rural, a antropologia política, entre outras.

O desenvolvimento da antropologia no Brasil é fortemente marcado pelo desejo europeu de entender a cultura indígena que, nesse período, era vista como “exótica”. É somente a partir da década de 1960 que os antropólogos começam a investir outras culturas e grupos identitários existentes na sociedade brasileira.

A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.

Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.

A principal interesse desse campo de estudo é a diversidade, os modos de viver em humanidade, os grupos religiosos, étnicos, os movimentos migratórios, a formação dos espaços, a divisão entre a área rural e urbana, os meios de comunicação desses grupos, manifestações e produções culturais, como as pessoas se relacionam ...

Poderemos considerar como terceira dificuldade da Antropologia, o grau de cientificidade que esta disciplina apresenta, em abordar a criatura humana como objeto de estudo e agente principal na interação social.

A maneira como elementos religiosos, artísticos, costumes, mitos, rituais e a forma como o indivíduo se vê e se entende na sociedadeda qual ele faz parte são observados nas pesquisas de Antropologia Social.

É, portanto, o estudo do ser humano em sua totalidade, abrangendo suas crenças, suas culturas, seu comportamento em sociedade e seu desenvolvimento. Dessa forma, a antropologia se dedica ao estudo do ser humano como um ser cultural, capaz de produzir cultura.

A Antropologia se insere nesse esforço possibilitando, a partir do entendimento do homem e de suas relações com o ambiente natural, novos conhecimentos que suportem o esforço planetário de se construir uma nova cultura ecológica coerente com as necessidades da contemporaneidade e com o desenvolvimento de uma sociedade ...

A Sociologia pode contribuir diretamente para a construção da redação ao promover uma discussão sobre diversidade cultural, razões políticas, históricas e econômicas, além de recuperar conceitos antropológicos de cultura, relativismo e etnocentrismo, dentre outros.

Quando tratamos de antropologia brasileira passamos a notar que somos profundamente influenciados pela: - Teologia.

Na Universidade do Distrito Federal (depois denominada do Brasil e, hoje UFRJ), a cadeira de Antropologia Social e Cultural foi inicialmente ocupada por Gilberto Freyre (entre 1935 e 36).

Nimuendajú é o pai fundador da etnologia brasileira, com obra mais alentada e relevante que a de todos nós que o sucedemos.” A definição do famoso antropólogo Darcy Ribeiro sinaliza a importância da contribuição do pesquisador de origem alemã para o estudo dos povos indígenas no Brasil.

R$ 7.826,47

O salário médio de um Antropólogo no Brasil é de R$ 7.826,47. Os estados onde a profissão de Antropólogo têm os melhores salários são São Paulo, Distrito Federal e Amazonas.