Quais os principais declínios físicos da meia-idade?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Neste período, ocorrem declínios físicos que muitas vezes assustam as pessoas que estão adentrando a fase ou até você que nela já se encontra, tais como a diminuição da audição, do paladar, da sensibilidade e também da visão.

Resposta: Estresse grave pode afetar o funcionamento imunológico. As mudanças de papeis e de carreiras e outras experiências características de meia idade podem ser estressantes, mas a resiliencia é comum.

Onde se situa a meia-idade? Segundo a OMS, está abaixo dos 60, que é a idade usada para efeitos de monitoramento das tendências de saúde dos idosos. A meia-idade, portanto, começaria em algum lugar na casa dos 30 e acabaria aos 59.

O termo crise de meia-idade foi criado pelo médico canadense Elliott Jaques, para se referir a pessoas que se sentem perdidas ao ver que a suposta “fase da juventude chegou ao fim”, o que, normalmente, ocorre por volta dos 40 ou 60 anos. “Ou seja, trata-se de um sentimento que mistura frustração, insegurança e medo.

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

A pele do pescoço tende a envelhecer mais rápido que quase qualquer outra parte do corpo, diz Theodora Mauro, professora de dermatologia na Universidade da Califórnia em San Francisco. Ela é especialmente vulnerável a danos.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

Quem não pratica atividade física também tem maior perda de massa óssea, o que aumenta o risco de osteoporose. Com isso, a ocorrência de fraturas se eleva, até mesmo em casos não associados a quedas.

Praticar exercícios na meia idade é essencial para manter uma boa saúde física, mental e emocional¹. Além de ajudar a fortalecer os músculos, os ossos e as articulações, essas atividades podem proporcionar benefícios para diversas funções do organismo¹.

60 anos

Agora, a terceira idade está sendo chamada de melhor idade. Ela se inicia aos 60 anos, quando a maioria recorre à aposentadoria e possui uma mudança de rotina. Essa mudança de rotina faz toda a diferença para ter ou não mais vitalidade e disposição nos anos seguintes.

A crise dos 30 é um período em que a pessoa começa a refletir sobre sua trajetória de vida, questiona suas escolhas e o rumo que sua vida está tomando. Assim, quem passa por essa crise, se sente confuso e incomodado com algo que não sabe exatamente o que.

A maioria dos adultos da meia idade compensa bem os pequenos e graduais declínios nas capacidades sensoriais e motoras. Perdas de densidade óssea e da capacidade vital são comuns. Os sintomas da menopausa e as atitudes em relação a ela podem depender de fatores culturais e de alterações naturais do envelhecimento.

A meia-idade pode iniciar em torno dos 40-50 anos. Nessa fase, muitas pessoas começam a sentir algumas limitações ou desgastes físicos, como na visão, na audição, na elasticidade da pele, entre outros.

A psicóloga Lúcia Magnus Marques, especialista em terapia de casal e família, explica que a crise dos 40 anos é um processo de passagem da adultez jovem para a maturidade e, do ponto de vista da psicologia, um dos momentos de instabilidade esperados ao longo da vida.

Na teoria de Freud, aos 40 anos, o homem ingressava em uma encruzilhada onde vitalidade sexual, atitudes de autoafirmação e medo do envelhecimento se confrontavam. Era a idade do lobo.

Entre as tragédias, constam os grandes ciclos de fome — causados por mudanças climáticas —, as guerras, a ocorrência de revoltas populares e a peste negra. Acredita-se que esse ciclo tenha acelerado o fim do feudalismo.

O aumento da cobrança nesta idade ganhou o nome de "crise dos 25", momento no qual jovens relatam aumento da ansiedade e das incertezas na vida pessoal e profissional. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 75% das pessoas de 25 a 33 anos já passaram por essa crise.

Entenda: Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes.