Quais os principais campos de atuação da microeconomia?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

A microeconomia desenvolve estudos a partir de construções teóricas importantes: a teoria do consumidor, que busca entender o comportamento e as escolhas das pessoas na economia; a teoria de empresa, focada nas corporações e na relação entre capital e trabalho; e a teoria da produção, que analisa minuciosamente a ...

A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos. Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.

O campo da economia se divide em dois sub-campos: a microeconomia e a macroeconomia. Microeconomistas estudam a tomada de decisões pelas famílias e pelas empresas no mercado e a interação entre famílias e empresas no mercado. Macroeconomistas estudam as forças e tendências que afetam toda a economia.

A microeconomia é um ramo das ciências econômicas que estuda o comportamento econômico individual, focando somente em mercados específicos e nos movimentos de produtores e consumidores, sem levar em conta o conjunto geral da economia.

O objetivo do estudo de microeconomia é desenvolver a capacidade de analisar os resultados das interações entre agentes que agem estrategicamente, sejam os tomadores de decisão básicos do sistema econômico – empresas, famílias e indivíduos em setores específicos da economia –, seja de atores que atuam na esfera ...

A macroeconomia é o ramo das ciências econômicas que tem por objetivo o estudo da economia de um país como um todo. É a análise de dados econômicos amplos e das relações entre eles. Ela permite compreender melhor a realidade econômica nacional.

Quais são as vantagens da microeconomia? Uma das principais vantagens é que a teoria ajuda a definir os preços dos produtos. Quando aplicada com eficiência, a teoria permite que o empresário tome decisões com mais assertividade.

Macroeconomia

  • Mercado de bens e serviços;
  • Mercado de trabalho;
  • Mercado monetário;
  • Mercado de títulos;
  • Mercado de divisas.

A estrutura de análise da macroeconomia costuma ser composta por cinco mercados: Mercado de Bens e Serviços: responsável pela determinação do nível de produção agregada, bem como o nível de preços. Mercado de Trabalho: mede a existência de um tipo de mão-de-obra, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

Se o papel da macroeconomia é estudar as variáveis econômicas mais abrangentes, a microeconomia proporciona uma visão individual de cada elemento que participa da economia. Ou seja, o seu estudo abrange os indivíduos, as famílias, as sociedades, as empresas, e assim por diante.

Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.

São elas:

  • Finanças.
  • Negócios.
  • Perícia Econômica.
  • Operações Financeiras.
  • Controle Orçamentário.
  • Controle e Gestão.
  • Análise de Risco Econômico.
  • Investimentos.

A macroeconomia, em seu sentido mais básico, é o ramo da economia que lida com a estrutura, o desempenho, o comportamento e a tomada de decisão do conjunto, ou agregado, economia, em vez de se concentrar em mercados individuais.

Sintetizando, podemos dizer então que, mercado pode ser entendido como uma instituição empírica onde ofertantes (empresas) e demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o objetivo de ser realizar transações comerciais.

A Microeconomia surgiu no início da década de 30, quando a Ciência Econômica se dividiu em dois ramos: a microeconomia e a macroeconomia (esta se interessa pelo estudo dos agregados como a produção, o consumo e a renda do conjunto da população).

Os principais instrumentos da política macroeconômica são os dispêndios do governo e a tributação (política fiscal), o controle da oferta de moeda e do crédito (política monetária), as intervenções no mercado cambial, a política de comércio exterior e o tratamento dado aos capitais externos de risco (política cambial e ...

A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

Em resumo, são cinco principais agentes econômicos: famílias, empresas, mercado, Estado e o resto do mundo.

Já a análise microeconômica, comunica as especificidades das atividades de um mercado, ou seja, avalia as interações no mercado por meio de uma visão individual.