Quais os principais autores do classicismo?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Principais autores do classicismo

  • Ludovico Ariosto (1474-1533) — Itália.
  • Francisco de Sá de Miranda (1481-1558) — Portugal.
  • Maurice Scève (1501-1564) — França.
  • Garcilaso de la Vega (1503-1536) — Espanha.
  • Luís Vaz de Camões (1524-1580) — Portugal.
  • Torquato Tasso (1544-1595) — Itália.

Os Lusíadas

Decerto que Luís de Camões (1524-1580) foi o maior representante do classicismo e sua obra Os Lusíadas (1572), a mais importante. Escrita em versos decassílabos heroicos, esse grande poema épico tem como tema as conquistas do povo português na época das grandes navegações.

Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.

O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI. Como o próprio nome aponta, a proposta do Classicismo era um retorno às formas e temas da Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas.

O Brasil não teve autores classicistas, porém teve um movimento que foi influenciado por ele de certa forma: O quinhentismo.

As três grandes manifestações classicistas da Idade Moderna europeia são o renascimento, o humanismo e o neoclassicismo.

Racionalismo: predomínio da razão sobre os sentimentos; Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos; Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo; Perfeição formal (rigor em busca da pureza formal);

Seus principais autores são Pero Vaz de Caminha, Hans Staden, Pe. Manuel da Nóbrega e Pe. José de Anchieta.

Principais nomes e obras do humanismo

  • Francesco Petrarca: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa.
  • Dante Alighieri: A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio.
  • Giovanni Boccaccio: Decameron e O Filocolo.
  • Michel de Montaigne: Ensaios.
  • Thomas More: A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.

Classicismo, ou Quinhentismo (século XV) é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XV a XVI).

O que foi o Classicismo? Foi um movimento artístico e literário que aconteceu nos séculos XV e XVI, no contexto histórico do Renascimento Europeu. O seu foco era retomar temas e a estética da Antiguidade Clássica, ou seja, o “estilo” de arte feito em civilizações como a Roma e a Grécia Antigas.

Nas artes visuais, o Classicismo da Renascença é sintetizado em obras como: David de Michelangelo, no homem vitruviano, de Leonardo Da Vinci e no Palazzo Caprini de Donato Bramante de 1510. Os artistas sembre buscavam uma proporção perfeita, simetria, valorização da figura humana, perspectiva, etc.

Resposta. O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. ... No campo da literatura, Classicismo é o nome dado aos estilos literários que vigoravam no século XVI, na época do Renascimento.

Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 1537 e 1580). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal.

O autor, que morreu em 1580, escreveu Os Lusíadas, um poema épico do classicismo português. Assim, é possível observar, nas obras do escritor, as seguintes características dessa escola literária: versos regulares, amor e mulher idealizados, bucolismo, além de referências greco-latinas.

O classicismo foi um estilo de época antropocêntrico, pois valorizou a razão e o equilíbrio. Ele surgiu no final do renascimento, isto é, no século XVI, e fez a retomada dos autores da Antiguidade. A medida nova é uma característica estrutural dos poemas clássicos.

A produção literária classicista possui um grande nome: Luís Vaz de Camões. O que realmente marca essa mudança é a utilização de um novo formato para as poesias, conhecido como decassílabo. É a partir da chegada do decassílabo a Portugal que a literatura renascentista se estabelece em Camões.

O marco inicial desse movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Esse poeta se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo”, em tradução, doce estilo novo.

O Classicismo foi uma escola literária que teve seu apogeu durante o Renascimento - cujo berço foi a Itália -, época que marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Esse momento esteve marcado pelo teocentrismo, cujo lema eram os dogmas e preceitos da Igreja Católica, que cada vez mais adquiria fiéis. Assim, pessoas que estivessem contra ou questionassem esses dogmas, eram excomungados, além de sofrer alijamento da sociedade, ou em último caso, a morte.

No Brasil, o Classicismo é mais conhecido como Quinhentismo, abrangendo toda produção literária da fase Renascentista no século XVI.