Quais os principais autores da primeira geração?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Principais Autores

  • Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811-1882)
  • Antônio Gonçalves Dias (1823-1864)
  • Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882)
  • Manuel Antônio de Almeida (1831-1861)
  • José Martiniano de Alencar (1829-1877)

O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.

Esse período foi marcado por um forte sentimento de busca de identidade nacional, já que éramos um país recém-independente. Dessa forma, a primeira fase do Romantismo no Brasil apresentou como temas principais o amor impossível, o índio, a saudade da pátria, a natureza e a religiosidade.

No Brasil, ele é dividido em três fases distintas, que, juntas, englobam o período de 1922 a 1978. Conta com autores como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar e Clarice Lispector. Já em Portugal, o maior nome do modernismo é Fernando Pessoa.

Principais autores da terceira geração

  1. Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) ...
  2. Joaquim de Sousa Andrade (1833-1902) ...
  3. Tobias Barreto de Meneses (1839-1889) ...
  4. Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910) ...
  5. Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (1851-1914)

Os principais escritores da primeira fase do Modernismo são: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antônio de Alcântara Machado.

A Terceira Geração do Romantismo no Brasil teve seu início na década 1870. Foi um período marcado por ideias que vieram a partir de uma visão crítica e mais aprofundada da realidade social da época. Nesse momento da literatura brasileira, a estrutura do pensamento eram as ideias abolicionistas, republicanas e liberais.

A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade.

É conhecido também como a terceira e última geração da poesia romântica. Os poetas condoreiros foram inspirados pelos ideais libertários defendidos por Victor Hugo. Segundo o mestre francês, “a arte não deve buscar apenas o belo, mas sobretudo o bem”.

Suspiros poéticos e saudades

O Romantismo no Brasil teve início em 1836, com a publicação do livro Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

Contexto histórico
O Romantismo chegou ao Brasil em 1836, tendo por marco inicial o livro “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães. A sua chegada ocorreu, portanto, poucos anos após a declaração da Independência (1822), e o Romantismo foi por ela bastante influenciada.

Os sofrimentos do jovem Werther

O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX. O romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe, é considerado a primeira obra romântica publicada.

A primeira fase do romantismo português (1825-1840) é marcada pelo nacionalismo. Já a segunda (1840-1860) apresenta caráter ultrarromântico, com muito sentimentalismo, melancolia e pessimismo. Por fim, a terceira fase (1860-1870) é pré-realista, já que traz temática social, crítica sociopolítica e menos idealização.

Gonçalves de Magalhães

O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.

São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

Um marco que aponta para o início do Romantismo no Brasil foi o livro “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães, no ano de 1836.

Os principais autores e obras da primeira fase do modernismo brasileiro são: Oswald de Andrade — A Trilogia do Exílio: Os Condenados (1922), Manifesto Pau-Brasil (1924), Manifesto Antropófago (1928), Poesias Reunidas (1945);

Essa primeira fase, a mais radical, conta com autores como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira. A segunda, iniciada em 1930, é composta por poetas como Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Já a prosa dessa fase possui romancistas como Graciliano Ramos e Erico Verissimo.

A produção literária do segunda fase do movimento modernista no Brasil (1930-1945) é encabeçada na poesia por Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.

A terceira fase do modernismo brasileiro durou de 1945 até a década de 1970. A poesia da terceira geração é marcada pelo seu caráter estrutural e experimental. A prosa pós-moderna possui fragmentação, fluxo de consciência e metalinguagem.

3ª Geração
Essa popularização contribuiu para que as empresas gerenciadores trouxessem grupos mais diversos, com a presença de artistas de outras nacionalidades, mas ainda assim predominantemente da Ásia. Grupos como EXO, Blackpink, BTS, NU'EST, Twice e GOT7 são nomes de grande destaque nessa era.