Quais os principais artistas vanguardistas do Brasil?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Villa Lobos, Tarsila Amaral e Anita Malfatti: a vanguarda modernista brasileira.

As vanguardas europeias que influenciaram o modernismo brasileiro

  • Expressionismo.
  • Fauvismo.
  • Cubismo.
  • Futurismo.
  • Dadaísmo.
  • Surrealismo.

São elas:

  • Futurismo.
  • Surrealismo.
  • Cubismo.
  • Expressionismo.
  • Dadaísmo.

Vanguarda brasileira
A vanguarda artística europeia teve seu correspondente no Brasil com a Semana de Arte Moderna (1922). Nesse marco simbólico do movimento modernista registrou-se a participação de praticamente todos os setores de atividade artística.

O concretismo brasileiro teve como principais representantes, na poesia, Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além de Ferreira Gullar, que rompeu com o movimento posteriormente. No campo das artes plásticas, os principais representantes do concretismo no Brasil foram Lygia Clarck e Hélio Oiticica.

Cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo são os movimentos artísticos das vanguardas europeias, que surgiram no início do século XX. Ouça o texto abaixo em aúdio! Vanguardas europeias é como ficaram conhecidos os movimentos estéticos surgidos nas primeiras décadas do século XX, no continente europeu.

A arte de vanguarda procura romper com toda a conceção artística e cultural até então vigente. Apresenta-se como uma revolução cultural que busca novas estruturas, estéticas e pensamentos.

Conheça os principais autores do Modernismo no Brasil
Pintura: Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, dentre outros. Música: Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, e Guiomar de Novais. Teatro: Benedito Ruy Barbosa, Nelson Rodrigues.

Dessa maneira, inúmeros movimentos influenciaram as obras, como Barroco, Expressionismo, Modernismo, entre outros, inclusive com forte influência da Semana de Arte Moderna de 1922.

A principal ideia desses artistas era criticar e satirizar a norma vigente, que havia levado a Europa para um caminho de guerra e destruição. Portanto, a corrente não ficou restrita às artes, pois propunha uma mudança cultural e ideológica, denominando-se como "anti-arte".

As vanguardas apresentavam como principais características o foco na euforia e no pessimismo, a negação das formas fixas do Academicismo e faziam críticas as convenções burguesas.

Na Europa, seus principais artistas são: Pablo Picasso e Georges Braque (na pintura), Pablo Gargallo e Raymond Duchamp-Villon (na escultura), e Ígor Stravinsky (na música). No Brasil, os principais pintores modernistas que aderiram ao cubismo são: Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Candido Portinari e Anita Malfatti.

As Vanguardas Europeias são definidas como a gama de tendências artísticas oriundas do Velho Continente. O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes.

As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país.

Significado de Vanguardista
substantivo masculino e feminino Algo ou alguém que defende ideias, geralmente culturais, artísticas ou científicas, cujas bases são inovadoras e modernas. Etimologia (origem da palavra vanguardista). Vanguarda + ista.

Características da arte moderna no Brasil
promoção dos temas do cotidiano; uso de novos elementos e técnicas diferentes, como colagens; o prestígio da criação em detrimento da obra; o desapego às regras formais da literatura (como a ausência de pontuação);

No Brasil, seus principais representantes são Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos.

Algumas obras da literatura concretista brasileira:
- Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos (1965). - Poetamenos (1953), Pop-cretos (1964) e Linguaviagem (1967) de Augusto de Campos. - Galáxias (1963 a 1976) de Haroldo de Campos. - Um e dois (1958) de José Lino Grunewald.

Escultores famosos brasileiros

  1. Abelardo da Hora (1924-2014) Considerado um dos maiores nomes da escultura no Brasil, Abelardo esculpia temas regionais e da cultura popular. ...
  2. Aleijadinho (1738-1814) ...
  3. Ernesto Neto (1964) ...
  4. Vik Muniz (1961) ...
  5. Juarez Machado (1941) ...
  6. Francisco Brennand (1927)

O cenário artístico brasileiro vivia sobre fortes influências das vanguardas europeias. Nesse contexto, obras brasileiras estabeleciam profundo diálogo com a estética. O Brasil da época começava a se industrializar e os filhos da burguesia iam estudar na Europa. O evento ocorreu entre 11 e 18 de fevereiro de 1922.

Surgido em um momento de insatisfação política, o Modernismo no Brasil foi desencadeado a partir de influências das tendências artísticas das vanguardas europeias.