Quais os primeiros sintomas de uma doença degenerativa?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Os sintomas da Doença Degenerativa podem variar dependendo da parte do corpo afetada. Alguns dos sintomas mais comuns incluem dor, rigidez, fraqueza muscular, tremores, problemas de equilíbrio e coordenação, perda de função motora e dificuldade em realizar atividades diárias.

As doenças crônicas degenerativas mais frequentes na população brasileira são a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, demência senil e outras.

A doença degenerativa é comumente associada aos tremores, mas os sintomas motores incluem também lentidão de movimentos, rigidez muscular e desequilíbrio. Outras complicações incluem comprometimento cognitivo, depressão, problemas do sono, dores e desequilíbrio sensorial.

Os sintomas comuns que indicam que a doença degenerativa do disco pode ser responsável por dores no pescoço de uma pessoa incluem, entre outros, dores no pescoço, dores que vão até as escápulas ou até os braços, dormência e formigamento, dores de garganta e, às vezes, dificuldades de destreza nas mãos.

Doenças crônico degenerativas são aquelas que, aliadas a um conjunto de fatores, levam à deterioração progressiva da saúde. A sua etiologia é multifatorial e sabe-se que existe uma interação entre comportamento, meio ambiente e perfil genético.

A TC pode ser empregada na avaliação da maioria das doenças neurodegenerativas, visando principalmente a exclusão de hematomas subdurais crônicos, tumores e HPN.

O Zolgensma é utilizado para tratar a atrofia muscular espinhal (AME), uma doença rara e degenerativa passada de pais para filhos. Publicado em 5 de dezembro de 2022 às, 11h16. Última atualização em 5 de dezembro de 2022 às, 11h50.

Acompanhamento com neurologista é fundamental para pacientes com “Ela”, doença degenerativa e ainda sem cura.

Essas doenças são crônicas e não são transmitidas, afetando as células do corpo de forma continua, irreversível e com os sintomas de piora progressiva, limitando as funções básicas do corpo, como o movimento, a respiração e o raciocínio, levando em alguns casos à morte.

Doenças degenerativas são aquelas que afetam o funcionamento vital do paciente, causando a degeneração dos tecidos, células e órgãos. As doenças degenerativas não têm causas definidas, mas o seu surgimento pode ser relacionado a alguns fatores de risco como herança genética, má alimentação e sedentarismo.

Entre os fatores modificáveis, estão a hipertensão arterial, a ingestão de álcool em grandes quantidades, o diabetes mellitus, o tabagismo, o sedentarismo, o estresse, a obesidade e o colesterol elevado. Já entre os fatores não modificáveis, destaca-se a idade, a hereditariedade, o sexo e a raça.

Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade.

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Quem possui doença degenerativa pode se aposentar? As doenças degenerativas da coluna podem gerar aposentadoria por invalidez se os seus sintomas forem incompatíveis com a realização das atividades laborais do indivíduo, ocasionando uma incapacidade total e permanente.

Espondilose degenerativa lombar é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da unidade funcional da coluna, associadas a síndromes clínicas, como doença degenerativa discal (DDD), dor discogênica, osteoartrite facetária ou instabilidade segmentar.

A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Neuropatia periférica – afeta os nervos nas partes externas, ou periféricas, do corpo como mãos, pés, pernas e braços; Neuropatia diabética – é causada pela diabetes.

O exame de sangue é capaz de detectar diversas doenças com apenas algumas gotinhas.

Com certeza você já fez um hemograma completo. Esse exame é um dos mais comuns e tem como principal objetivo avaliar, de uma maneira geral, a saúde do paciente.