Quais os primeiros sintomas da menopausa precoce?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

QUAIS OS SINTOMAS COMUNS DA MENOPAUSA PRECOCE? O primeiro sintoma da menopausa precoce é a menstruação irregular antes dos 40 anos de idade, que pode ser percebida através de ciclos menstruais mais curtos ou mais longos, ou ainda ausente da menstruação.

Principalmente, quando ela acontece mais cedo do que o comum. O período é definido a partir de quando a mulher já está há um ano sem apresentar sangramento e ocorre geralmente na faixa etária entre 45 e 55 anos. No entanto, caso ocorra antes dessa idade, chamamos de Menopausa Precoce.

Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica é um exame não invasivo e fundamental para avaliar as estruturas pélvicas, já que permite visualizar a vagina, o colo uterino, o útero, as tubas uterinas e os ovários.

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.

Causas da menopausa precoce
Doenças autossômicas: os linfócitos T ou os anticorpos das células B começam a atacar os ovários, causando lesões e prejudicando a produção de óvulos. Tratamento do câncer, que podem ocasionar a falência dos ovários por meio da radio e quimioterapia. Histórico familiar (mãe ou irmã);

Os fluxos menstruais, geralmente, se encerram definitivamente na menopausa, entre 45 e 55 anos de idade. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce.

A menopausa é caracterizada pela interrupção das menstruações. Quando falamos sobre os sintomas da menopausa, muitas mulheres acabam encarando essa condição como um problema de saúde. Afinal, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, hemorragias e menstruações mais ou menos frequentes.

Pesquisa realizada pelo The Journal of The North American Menopause Society trouxe notícias animadoras para as mulheres com menopausa precoce. Assim, publicado no último dia 29 de março, o estudo-piloto mostrou que a retomada da menstruação é possível, assim como a gestação.

Náuseas. Todas as alterações hormonais pelas quais o corpo está a passar podem causar alguns distúrbios no seu sistema digestivo e até mesmo algumas náuseas e vómitos. Tente comer mais lentamente, beber mais água e evitar alimentos com demasiadas gorduras.

Aumentar o consumo de Potássio
Um mineral que pode ajudar a controlar o inchaço é o potássio.

6 dicas para eliminar a gordura abdominal na menopausa

  1. Fazer uma dieta baixa em carboidratos. ...
  2. Coma bastante proteína. ...
  3. Consuma alimentos ricos em fitoestrógenos. ...
  4. Aposte em pesos ou elásticos. ...
  5. Relaxar. ...
  6. DHA.

Quando a progesterona reduz, a movimentação intestinal também reduz, o que dificulta a evacuação. A baixa produção de estrogênio e progesterona – comum em quem se aproxima da menopausa – leva ainda ao enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, dificultando a saída das fezes.

A menstruação acaba quando deixa de descer um fluxo vermelho vivo e, gradualmente, a secreção vaginal volta ao normal. Não existe utilidade em saber exatamente o dia em que a menstruação acaba, porque isso não influi no ciclo ou na ovulação.

A ansiedade pode atrasar a menstruação em até quantos dias? “Não há um tempo delimitado de atraso menstrual secundário à ansiedade. Mas o que nós mais vemos no dia a dia de consultório é que pode variar de 2 a 4 semanas de atraso”, explica o médico.

A mudança nos níveis dos hormônios faz também com que a menstruação apareça de maneira irregular e mais intensa devido a aproximação da menopausa.

Dores de cabeça, particularmente uma enxaqueca, estão ligadas aos hormônios femininos. É uma das razões pelas quais as mulheres são mais propensas a enxaquecas do que os homens. A pesquisa descobriu que o declínio dos níveis de estrogênio durante a menopausa é a causa dessa enxaqueca menstrual ou dor de cabeça.

Após a menopausa, as mulheres tendem a aumentar a gordura na região abdominal, elevando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, resistência à insulina e diabetes - explicou.

Você pode notar um pouco de sangue no papel higiênico com o qual se limpa depois de urinar. Pode aparecer em sua roupa íntima ou, se você usar uma, em seu absorvente íntimo. A cor do sangramento durante a menopausa pode variar de claro (cinza-rosado) a marrom ou até mesmo se assemelhar a um período regular.

Há casos de mulheres na menopausa que também notam um corrimento amarelo acastanhado por conta das alterações hormonais.

Menstruação irregular
O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

Esse inconveniente, geralmente está relacionado com as alterações hormonais, ou seja, a diminuição da produção de estrogênio, o que resulta no aumento da quantidade de pelos no corpo. Tonturas: Outro sintoma relatado pelas mulheres que passam pela menopausa, são as tonturas que costumam se tornar mais frequentes.