Quais os primeiros sinais de que o bebê vai nascer?

Perguntado por: amendes5 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Ponha uma das mãos na barriga e marque no relógio o intervalo de 10 minutos. Comece a contar quantas contrações você está sentindo nesse período. Caso você tenha notado a ocorrência de duas ou mais contrações em 10 minutos e cada uma durou, em média, de 20 a 60 segundos, já é hora do seu filho nascer!

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, os enjoos da gravidez já terão passado.

  1. Desconfortos gastrointestinais. ...
  2. Inchaços, câimbras e varizes. ...
  3. Problemas de pele. ...
  4. Costas e virilhas doloridas. ...
  5. Insônia e dificuldades para dormir. ...
  6. Falta de ar. ...
  7. Muita vontade de fazer xixi. ...
  8. Contrações de treinamento (Braxton Hicks)

3Chegando próximo, o espaço dentro da barriga vai ficando apertado, o bebê se mexe menos do que antes e seus movimentos geram cada dia mais dor. 4Alguns sinais como a saída do tampão mucoso, o rompimento da bolsa e pouco movimento do bebê indicam que a hora do parto está cada vez mais próxima.

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Como regra, você deve evitar qualquer tipo de esforço físico, principalmente se exige abaixamento. É hora, portanto, de pedir ajuda.

O tampão mucoso está associado ao afinamento do colo do útero e início da dilatação. Isso pode ocorrer dias antes das contrações começarem – explica. É importante destacar que, ao entrar em trabalho de parto, a gestante sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

A maioria delas não anula totalmente os desconfortos, mas consegue proporcionar mais tranquilidade à mãe.

  1. MASSAGENS. A massagem é um dos principais métodos de alívio das dores do parto. ...
  2. ÁGUA MORNA. ...
  3. RESPIRAÇÃO ADEQUADA. ...
  4. BOLAS DE PILATES E MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE.

Bebês meninos tendem a dar mais trabalho no parto. É o que sugere um estudo irlandês com base em aproximadamente 8 mil partos, publicado na revista científica British Medical Journal.

A dor característica da contração é uma que irradia das costas para o abdômen ou faz o caminho contrário. A dor da contração também é confundida com cólica menstrual, especialmente no início, mas a tendência é ficar cada vez mais forte e frequente.

Nos casos de dúvida, saída de líquido com coloração escura ou com sangue é fundamental que se procure o auxílio médico. A bolsa pode se romper espontaneamente no início do trabalho de parto ou mesmo antes, e em ambos os casos a gestante deve dirigir-se ao hospital para ser examinada para confirmação do diagnóstico.

“Infelizmente, a posição de rotina, que é aquela deitada de barriga para cima não é a mais recomendada”, explica Anatália Basile, enfermeira doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Programa Parto Seguro, da prefeitura de São Paulo.

Sua 39a semana começa
Desenvolvimento o bebê já está pronto para nascer e a qualquer momento o trabalho de parto pode se iniciar. Agenda o tampão mucoso já pode ter começado a sair há algumas semanas. Mas se ainda não começou, a hora é agora.

A bolsa d'água, que envolve o bebê no útero é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico, que tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.