Quais os primeiros sinais de câncer de próstata?

Perguntado por: ijesus8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Os principais órgãos atingidos por metástases do câncer de próstata são os ossos. Alguns pacientes podem apresentar lesões pelo tumor na coluna ou quadril provocando dor local. Muitas vezes, a dor nessas partes do corpo são confundidas com dores musculares, não recebendo a devida importância.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Em homens acima de 50 anos pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

O câncer de próstata se desenvolve quando células da próstata se multiplicam anormalmente e formam um tumor. A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir parte do sêmen. Ela está localizada abaixo da bexiga, próxima ao reto, com tamanho parecido ao de uma noz.

Sintomas provocados pelo câncer de próstata em estágio avançado

  • Sangramento e dor ao urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Dificuldade de iniciar a micção;
  • Dificuldade de interromper a micção;
  • Presença de sangue no esperma;
  • Dor ao ejacular;
  • Dor lombar e na bacia;

Existem sintomas para o PSA alto?

  • micção frequente;
  • vontade frequente de urinar;
  • jato fraco ou interrompido;
  • sangue na urina ou sêmen.

Devido à presença de células malignas no organismo, ocorrem inflamações pelo corpo que provocam dores intensas nos ossos e nas articulações. Sentir dores nas coxas, costas e pelve é muito comum e é bastante confundida com a dor no nervo ciático. Há dores intensas na uretra e na bexiga com sensação de queimação.

Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Por conta disso, é fundamental que os homens estejam em dia com sua saúde, consultem o médico e realizem exames periódicos de acordo com a orientação médica.

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.

O tumor que atinge a próstata é denominado câncer de próstata. Essa glândula fica localizada abaixo da bexiga, na região em que a uretra passa até chegar ao orifício externo do pênis.

Existem dois exames que ajudam a diagnosticar o câncer de próstata: o exame de sangue para verificar a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) no organismo e o exame de toque retal. A partir dos 50 anos todo homem deve realizar os exames para detecção precoce do câncer.

Câncer de próstata tem até 90% de chances de cura se detectado precocemente. Iniciamos o mês mundial de combate ao câncer de próstata: Novembro Azul. De acordo com o Ministério da Saúde, esse é o tipo mais comum de câncer entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina.

Para aqueles que desejam iniciar o tratamento, as opções são a radioterapia ou a prostatectomia radical. Os homens mais jovens e saudáveis podem considerar a vigilância ativa, a prostatectomia radical ou a radioterapia.