Quais os primeiros sinais de câncer de boca?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Dificuldade de mastigação e de engolir. Dificuldade na fala. Sensação de que há algo preso na garganta.

A boca tem vários tipos diferentes de células e, por isso, pode ser atingida por diversos tipos de câncer. Porém, os locais em que os tumores aparecem com maior frequência são a língua e o lábio, principalmente o inferior, e o tipo mais comum é o chamado carcinoma espinocelular (ou epidermoide).

Os pesquisadores acreditam que alguns fatores de risco, como o tabaco ou o consumo abusivo de álcool, podem causar esses tipos de câncer por danificar o DNA das células que revestem o interior da boca e garganta. O DNA contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células.

Câncer de boca tem cura, principalmente no início
Para se ter uma ideia, a probabilidade de se curar ultrapassa os 95% quando acontece o diagnóstico precoce. Mas o câncer de boca tem cura em torno de 45% quando a identificação da doença é tardia.

Os exames de sangue não podem diagnosticar tumores da boca ou orofaringe.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca. O Dr.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. Ou seja, não há um teste único, capaz de revelar tumores malignos presentes em qualquer parte do organismo.

O diagnóstico do papilomavírus humano na mucosa oral é feito pelo exame clínico e exames como citologia, biópsia, imuno-histoquímica, hibridização do DNA, captura híbrida e PCR (polimerase chain reaction, traduzindo, reação em cadeia de polimerase).

Feridas que duram mais de uma semana devem ser consultadas pelo seu dentista para análise do problema”, alerta o cirurgião buco maxilo facial, Dr. Alessandro Silva.

Estas úlceras estão particularmente associadas a traumas locais, como machucar a gengiva na hora de escovar os dentes ou pelo uso de prótese (dentadura). A presença de múltiplas aftas pode sugerir que um vírus, como o do herpes, esteja causando o quadro ou uma doença auto-imune, como a Doença de Behçet.

O câncer de boca, em geral, é diagnosticado em estágio avançado. Os principais sintomas são feridas e dores na boca que não cicatrizam e nódulos ou caroços na bochecha.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

São eles:

  • Carcinoma de células escamosas. A maioria dos cânceres de cavidade oral e de orofaringe (cerca de 95% dos casos) pertence a esse tipo. ...
  • Câncer de boca relacionado ao HPV. ...
  • Carcinoma verrucoso. ...
  • Carcinoma de glândulas salivares menores. ...
  • Linfomas.

O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.