Quais os primeiros sinais de bronquiolite?
Entre os principais sintomas de bronquiolite em bebês, podemos destacar:
- Falta de ar;
- Dificuldade para respirar;
- Chiado no peito;
- Boca e ponta dos dedos adquirem uma aparência azulada (cianose, causada pela falta de circulação de oxigênio no sangue);
- Tosse;
- Febre frequente;
- Fadiga;
- Respiração rápida.
Como começa a bronquiolite?
Na maioria das vezes, a bronquiolite é desencadeada através do contato com o vírus sincicial respiratório (vírus responsável por grande parte dos casos de infecção do trato respiratório inferior em bebês).
Quais são as fases da bronquiolite?
A manifestação da bronquiolite pode dividir-se em 3 fases: período de incubação; fase de coriza (“constipação”); e bronquiolite.
Qual a diferença entre gripe e bronquiolite?
Apesar de ser predominante no outono, a bronquiolite pode ocorrer. Com sintomas parecidos com os de uma gripe, a doença se diferencia porque também deixa o paciente cansado, além de provocar tosse seca, coriza, falta de ar e febre.
Como tratar a bronquiolite infantil?
Normalmente, o tratamento da bronquiolite pode ser feito em casa. Inalações com soro e medicamentos anticongestionantes tendem a fazer o muco se desgrudar das vias aéreas, melhorando a respiração — tudo, claro, tem de ser prescrito pelo médico. Nem pense em adotar antibióticos por conta própria.
Qual exame é feito para saber se tem bronquiolite?
Abordagem diagnóstica da bronquiolite aguda
Pode-se avaliar a necessidade de Radiografia de tórax, Hemograma, Gasometria , testes virológicos (Imunofluorescência indireta , Reação em cadeia da polimerase – PCR, imunoensaio enzimático, imunocromatografia, imunoensaio ótico e outros).
Como evitar que o bebê tenha bronquiolite?
Para evitar a bronquiolite, é de suma importância adotar medidas simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente, evitar contato com pessoas que apresentam os sintomas da doença, limpar regularmente as superfícies e objetos que são tocados com frequência e manter a vacinação em dia.
Como saber se o bebê está com catarro no pulmão?
Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.
Como constatar bronquiolite?
Diagnóstico da bronquiolite
- Avaliação clínica.
- Oximetria de pulso.
- Radiografia de tórax para casos mais graves.
- Testes para antígenos de vírus sincicial respiratório (VSR) em lavados nasais, aspirados nasais ou swabs nasais para crianças gravemente enfermas.
O que é bronquiolite leve?
Por definição, a bronquiolite infantil é uma infecção viral que atinge os bronquíolos, pequenas ramificações das vias respiratórias que ficam na região dos brônquios pulmonares. Eles possuem cerca de meio milímetro de diâmetro e agem ao contrair e relaxar para fazer a respiração.
Como é o chiado da bronquiolite?
Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.
Como é a tosse do bebê com bronquiolite?
A bronquiolite, como é chamada, é causado por um agente viral, e dá uma tosse danada, uma febre não muito alta, geralmente que não passa de 39° C, e aquela chiadeira no peito. A criança também tem bastante catarro, que vai desde uma coriza clara até mais amarelado, e secreção nos olhos.
Como a gripe evolui para bronquiolite?
Causas e fatores de risco
A bronquiolite é habitualmente causada por uma infecção viral, na maioria dos casos por uma vírus chamado Vírus sincicial respiratório (VSR). Outros vírus também podem ser os responsáveis, como Rinovírus, Influenza, Parainfluenza e Adenovírus.
É grave bronquiolite?
O quadro pode ser desde muito leve, apenas secreção nasal e tosse discreta, até um quadro grave com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Cinco por cento das crianças com bronquiolite necessitam de internação, e destas, 2% evoluem para óbito.
Qual o xarope para bronquiolite?
O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador, também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.