Quais os primeiros sinais da doença de Crohn?

Perguntado por: emendes4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

São eles: artrite; aftas; olhos inflamados, vermelhos, feridos e sensíveis à luz; desenvolvolvimento de erupções cutâneas ou doenças fúngicas dolorosas e avermelhadas nas pernas. A Doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

bebidas alcoólicas; carne de porco e outras carnes gordurosas; biscoitos amanteigados, doces com massa folhada, chocolate; frituras, gratinados, maionese, refeições congeladas industrializadas, manteigas e.

Na Doença de Crohn a dor abdominal e a diarréia freqüentemente surgem após as refeições. São comuns dores nas juntas, falta de apetite, perda de peso e febre. Outros sintomas precoces da doença de Crohn são lesões da região anal, incluindo hemorróidas, fissuras, fístulas e abscessos.

4- Não controlar o estresse: Irritação, ansiedade e distúrbios emocionais, como mudanças de humor e depressão, podem ser gatilhos para crises de Crohn. Estes fatores podem baixar as defesas imunológicas do organismo e piorar a irritação do intestino.

A causa real da doença de Crohn é desconhecida, mas acredita-se que possa ser decorrente de uma desregulação do sistema imunológico, que diminuem as defesas do nosso organismo. Fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal, dietéticos ou infecciosos também estão envolvidos no desencadeamento da doença.

Entre os principais alimentos a serem evitados estão: comidas gordurosas, álcool, cafeína e açúcar. Além disso, é recomendado evitar vegetais que aumentam a produção de gases, como feijão, repolho e batata doce, bem como leite e derivados e alimentos picantes ou com muitos conservantes.

Análises de sangue e fezes podem mostrar inflamações no corpo. Embora esses exames não revelem o que está causando a inflamação, servem como um indicador de que o médico precisa realizar outros tipos de exame para identificar a fonte da inflamação. Os exames de sangue são úteis de várias outras formas: ?

vontade freqüente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta; dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Os sintomas da colite ulcerativa ocorrem em crises. Às vezes, a crise é repentina e grave, causando diarreia violenta, geralmente com muco e sangue, febre alta, dor abdominal e, ocasionalmente, peritonite. Dores abdominais graves que surgem rapidamente, porém, quase sempre indicam um problema significativo.

Ainda não se tem plena certeza do que provoca a doença de Crohn. Contudo, uma das explicações mais aceitas é de que ela tenha natureza autoimune. Em outras palavras, isso significa que ela é resultado de uma resposta desordenada do sistema imunológico, que faz com que ele ataque os tecidos da própria pessoa.

As complicações mais graves, porém, são obstrução intestinal e, em 30% dos casos, a presença de fissuras e fístulas, ou seja, de perfurações no intestino que podem drenar para a região perineal, para a vagina e para a bexiga.

Gastroenterologista: médico CLÍNICO que possui conhecimento especializado do aparelho digestivo, incluindo a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Os sintomas do câncer de cólon podem ser facilmente confundidos com outros problemas. O sangramento, por exemplo, pode ser atribuído à presença de hemorroidas as dores abdominais podem ter diversas outras causas entre elas hábitos alimentares e síndrome do intestino irritável.

O cocô ideal
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

A doença de Crohn pode manifestar-se por sintomas gastrointestinais, sintomas extra-intestinais ou a combinação dos dois. A doença é caracterizada por fases agudas (atividade inflamatória da doença) e períodos de remissão (sem sintomas).

As diferenças entre a doença de Crohn e a colite ulcerativa
Talvez a principal diferença entre essas duas doenças inflamatórias intestinais seja a localização da inflamação. Enquanto a doença de Crohn pode afetar qualquer parte do intestino, a retocolite ulcerativa é limitada ao cólon e ao reto.

Normalmente, as pessoas com doença inflamatória intestinal têm a mesma expectativa de vida de indivíduos sem essas doenças. É importante lembrar que, em sua maioria, as pessoas com DII têm uma vida plena, feliz e produtiva.

Esta é uma condição em que surgem quantidades excessivas de bactérias no intestino delgado. Estas bactérias digerem o bolo alimentar em uma parte do trato gastrointestinal que se localiza mais acima da área em que essa digestão normalmente ocorre. Este processo produz gases, dor abdominal, inchaço e diarreia.