Quais os possíveis problemas gerados pelo melhoramento genético?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Desvantagens

  • Aumento de reações alérgicas;
  • Eliminação de plantas que não sofreram modificação genética por meio do processo de seleção natural, visto que, as melhoradas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;

Desvantagens da engenharia genética:
Possibilidade de surgimento de novos vírus. Possível acarretar doenças em animais e humanos, devido a intoxicação ou alergia. Menor longevidade, no caso de clonagem. Ervas daninhas mais resistentes.

A manipulação genética pode erradicar graves doenças e reduzir uma incrível carga de sofrimento humano. Contudo, os riscos são grandes e devem ser conhecidos. O oncologista indiano Siddhartha Mukherjee analisa os três tipos de manipulação genética e aponta possíveis benefícios e riscos que corremos enquanto humanidade.

Melhoramento Genético – Vantagens e Desvantagens
Tempo de validade do produto mais elevado; Melhor qualidade nutricional; Maior capacidade de autofecundação das plantas; Descendência mais numerosa.

Existem três tipos de doenças genéticas: Monogenéticas ou mendelianas: Quando apenas um gene é modificado. Multifatorial ou poligênicas: Quando mais de um gene é atingido e ocorre ainda interferência dos fatores ambientais. Cromossômicas: Quando os cromossomos sofrem modificações em sua estrutura e número.

Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo para obterem-se indivíduos com características de interesse.

Nossos genes controlam tudo que o corpo faz, desde o metabolismo até a respiração e a cor dos olhos e dos cabelos. Existe um gene correspondente ou um grupo de genes para cada estado interno e processo corporal.

Para o melhoramento genético, os dois princípios mais importantes são a seleção e os sistemas de acasalamento. A seleção tem por objetivo que os melhores animais sejam aqueles que deixam um maior número de filhos na próxima geração.

Uma mutação genética pode afetar a célula de várias maneiras, algumas interrompem a produção de proteínas, outras podem alterar a proteína em si, fazendo com que não funcione mais como deveria ou não funcione definitivamente.

De acordo com a opinião pública, a manipulação genética é uma ameaça ao futuro dos seres vivos. Para os especialistas, é um avanço tanto na resolução de problemas de saúde, tanto no aumento da produtividade de certos organismos.

Usando o Crispr, cientistas podem alterar o DNA de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão. A tecnologia "teve um impacto revolucionário nas ciências da vida", segundo o comitê do Prêmio Nobel, e está contribuindo para novas terapias contra o câncer.

Apesar da inúmeras vantagens e benefícios, a principal desvantagem do projeto envolve a questão ética. A manipulação genética ainda é uma área recente e que vai além das questões científicas.

Seletividade, redução da diversidade humana e ainda a violação do direito à privacidade genética foram apontados como alguns dos riscos que atingirão diretamente a dignidade do homem.

Desde o começo da idealização desse projeto houve discussões levantadas pelas vantagens e desvantagens de se realizar o mapeamento do genoma humano. Dentre as desvantagens destacavam-se a dificuldade da pesquisa, o custo do sequenciamento e a dificuldade em se relacionar os dados obtidos pelos diferentes laboratórios.