Quais os pontos positivos e negativos de um líder?

Perguntado por: emuniz2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Com o passar do tempo, entretanto, foi compreendido que existem duas maneiras de atuar como líder: a positiva — que incentiva, motiva e inspira os colaboradores — e a negativa — que desestimula, impõe e prejudica a equipe.

O que são pontos positivos? Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

É preciso saber comandar, ouvir, orientar, engajar, reconhecer, valorizar, incentivar e agir alinhado à missão, visão e valores da empresa, sem descuidar da moral e satisfação dos colaboradores. Não é tarefa fácil, mas algumas características de um líder fazem dessa uma empreitada de sucesso.

A liderança positiva é uma forma de gerenciamento muito eficaz para que uma empresa se destaque, alcance suas metas, seja produtiva e obtenha excelência em seus resultados. Afinal, liderar uma equipe vai muito além de delegar tarefas, administrar o tempo dos colaboradores e analisar o desempenho.

Liderança destrutiva
Esse é um dos piores tipos de liderança, por atuar basicamente como um elemento de crítica constante ao trabalho de todos os outros profissionais. Um líder destrutivo, normalmente, age como se fosse o único capaz de resolver um problema, ou como se apenas ele fosse a mente inteligente da equipe.

O que é um mau líder? Diferente do bom gestor, o mau líder é aquele que não inspira e engaja os colaboradores, possuindo uma equipe com baixa produtividade e rendimento.

Falta de foco – gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo, geram desmotivação; Excesso de foco – o extremo oposto também é ruim.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

Exemplos de pontos fortes e fracos. Demonstrar verdadeiros pontos fracos como timidez, pouca experiência, e desorganização demonstram que o candidato de fato refletiu longamente sobre a pergunta. Outro ponto positivo é demonstrar coragem de fazer uma autoanálise e ter confiança em si mesmo para admitir suas fraquezas.

É essencial que o líder tenha a habilidade de saber se comunicar. A liderança e comunicação devem caminhar lado a lado para uma boa gestão. Essa habilidade é indispensável para que o líder expresse com clareza suas ideias e também mantenha um relacionamento de reciprocidade com seus colaboradores.

Quais atitudes e comportamentos de um líder de sucesso? 7 características e habilidades

  1. Pense de fora para dentro.
  2. Tenha visão de longo prazo.
  3. Pergunte tudo.
  4. Explore e construa fortes vantagens na sua empresa.
  5. Crie alinhamento dentro da equipe.
  6. Mantenha o foco nos resultados.
  7. Prepare-se para fazer correções de curso.

O líder é o grande responsável pela condução das equipes na execução das tarefas, garantindo que elas sejam cumpridas com excelência. Além disso, ele é encarregado de observar quais são as questões e problemas que estão ocorrendo no momento e saber como resolvê-las da melhor forma.

As quatro estratégias para implantar uma liderança positiva são: Cultivar um clima positivo. Desenvolver Relacionamentos positivos. Ter uma comunicação positiva.

Entre as principais qualidades de um líder, está a capacidade de resolver problemas. Devido a isso, o profissional que assume esse papel dentro da empresa deve ter muito conhecimento, experiência na área de atuação e criatividade para encontrar saídas viáveis às eventuais adversidades que surgirem.

Qual é o passo a passo para se tornar um bom líder?

  1. Colocar o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. ...
  2. Ser um exemplo da cultura da empresa. ...
  3. Ter inteligência emocional. ...
  4. Possuir uma boa comunicação. ...
  5. Saber delegar tarefas de forma estratégica. ...
  6. Ter uma boa gestão de tempo. ...
  7. Se preocupar com diversidade e inclusão.

Os 7 comportamentos dos líderes de sucesso

  • Conhecer os funcionários. ...
  • Conhecer a empresa. ...
  • Insistir no realismo. ...
  • Estabelecer metas e objetivos. ...
  • Executar as tarefas. ...
  • Recompensar quem executa. ...
  • Reconhecer a si mesmo.

Os perfis de liderança democrático, autocrático e liberal são opostos entre si, sendo os três tipos mais “extremistas”. Eles são mais comuns de serem identificados, justamente por suas características bem nítidas.

Não se comunicar bem
A comunicação é um dos principais pilares da liderança. O líder precisa saber comunicar coisas boas e ruins sem ser emotivo demais ou muito agressivo. Alguns líderes são tão rudes que causam medo em seus colaboradores.

Líderes não tratam seus liderados com arrogância, e sim de igual para igual. Um bom líder sabe que também integra a equipe, precisa trabalhar em conjunto e ir em busca de melhores resultados.

Confira a seguir!

  1. Liderança autocrática: o estilo mais tradicional. Em uma liderança autocrática, todas as tomadas de decisão são centralizadas em uma só voz. ...
  2. Liderança liberal: oposta à autocrática. ...
  3. Liderança democrática: o equilíbrio dos tipos de liderança. ...
  4. Liderança coaching: uma grande promessa.

Fazer críticas em público. Muitos líderes veem o hábito de criticar um funcionário em público, especialmente na frente de sua equipe de trabalho, como uma maneira de motivá-lo a trabalhar melhor e a trazer mais resultados. Essa, na verdade, é uma das atitudes mais criticadas nos líderes por suas equipes de funcionários ...