Quais os pontos fracos de um líder?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

7 erros de liderança que comprometem a performance da empresa

  • Não planejar. ...
  • Não dar feedbacks. ...
  • Não desenvolver os colaboradores. ...
  • Sobrecarregar a equipe e não dar apoio. ...
  • Não valorizar a equipe. ...
  • Ser chefe em vez de líder. ...
  • Não saber ouvir.

Pessoas sobrecarregadas
Se as pessoas em sua organização, incluindo os líderes, estão constantemente sobrecarregados e sem tempo para fazer suas atividades da melhor forma possível, esse pode ser um indício de que a liderança está falhando em um ponto muito importante: delegar tarefas.

Conhecimento, amizade, afeição, respostas, conquistas, feedback – essas são algumas das mais valiosas experiências a se dividir com as pessoas. Falta de tempo é meramente uma desculpa do líder para falhar nesse aspecto e absolver-se da responsabilidade.

Liderança não é sobre controle. A liderança do tipo comando e controle que reinou no passado – não estou dizendo que funcionou bem – obviamente já está se extinguindo. Controle, intimidação e ameaças criam um ambiente de trabalho tóxico: um ambiente baseado no medo. O medo inflama nossa resposta de conflitos ou fuga.

A liderança negativa se baseia no alcance de objetivos a qualquer custo, mesmo que afete negativamente os membros da organização. Embora o princípio do conceito de liderança seja sempre positivo, existe também um tipo de liderança negativa e que se baseia principalmente no alcance dos objetivos a qualquer custo.

O grande clássico quando o assunto é desafios da liderança é conseguir delegar tarefas. Ter a habilidade de entender o que pode ser passado adiante e o que precisa ficar sob a sua responsabilidade é uma capacidade que os profissionais desenvolvem ao longo do tempo, por isso é normal ficar um pouco confuso no começo.

Falta de Foco– gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo geram desmotivação. Excesso de Foco– o extremo oposto também é ruim.

O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

Mau Líder: É centralizador, e quando delega responsabilidades e tarefas não se baseia em critérios de maturidade profissional e pessoal.

O que são pontos negativos? Pontos negativos, ou pontos fracos, geralmente são chamados de “pontos a desenvolver”, porque esse último termo diminui um pouco da carga negativa dessa expressão.

O que são pontos fortes e fracos
Por outro lado, um ponto fraco é a incapacidade de realizar algo com qualidade e consistência. Em outras palavras, trata-se de uma atividade ou habilidade em que, frequentemente, o seu desempenho é abaixo da média.

Pontos de melhoria são aqueles comportamentos, competências, habilidades que não lhe são tão naturais. Você consegue identifica-los? Caso não consiga, peça feedbacks aos seus familiares, colegas de trabalho e superiores. E, é claro, reflita sobre as informações apresentadas por eles.

Confira essas dicas que podem te ajudar neste processo:

  1. Procure ajuda profissional.
  2. Observe as atividades.
  3. Pense nas recompensas que terá no futuro.
  4. Rumo ao sucesso.

3 passos para trabalhar seus pontos fracos

  1. Reconheça. O primeiro passo para resolver qualquer problema é reconhecer que ele existe. ...
  2. Procure ajuda. Na maioria das vezes, um líder não se sente confortável para discutir suas fraquezas com seus colaboradores. ...
  3. Estabeleça metas.

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.

Entre as principais qualidades de um líder, está a capacidade de resolver problemas. Devido a isso, o profissional que assume esse papel dentro da empresa deve ter muito conhecimento, experiência na área de atuação e criatividade para encontrar saídas viáveis às eventuais adversidades que surgirem.

Líderes não tratam seus liderados com arrogância, e sim de igual para igual. Um bom líder sabe que também integra a equipe, precisa trabalhar em conjunto e ir em busca de melhores resultados.

Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade. Direcionar é uma das principais funções administrativas que definem a atuação de um líder em relação à sua equipe.

Líder que espalha futricas
Entre as características marcantes, o falso líder fala demais, se mostra demais, parece um pavão, encobrindo uma forte insegurança de não ter a mínima ideia de como se lida com seres humanos. Quer dinheiro e poder.