Quais os polissacarídeos de reserva energética de origem animal é de origem vegetal?

Perguntado por: apinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

amido

1. a) O polissacarídeo de origem animal é o glicogênio. Ele é formado através do processo chamado glicogenogênese, com a junção de diversas moléculas de glicose (monossacarídeos). A reserva energética vegetal é o amido.

O GLICOGÊNIO É O POLISSACARÍDEO1 DE RESERVA NAS CÉLULAS ANIMAIS, COMO O AMIDO O É NAS VEGETAIS. O GLICOGÊNIO É MUITO SEMELHANTE AO AMIDO. CONSTITUI-SE DE UMA MOLÉCULA RAMIFICADA, FORMADA POR UNIDADES DE GLICOSE EM LIGAÇÃO GLICOSÍDICA 1-4, COM RAMIFICAÇÃO ONDE A LIGAÇÃO É 1-6.

Nos vegetais, o carboidrato de reserva é o amido; nos animais, o carboidrato de reserva é o glicogênio.

Os polissacarídeos estruturais em animais
Na natureza ao mais abundante é a D-glicose. Oligossacarídeos:Pequenas cadeias de unidades monossacarídicas, unidas entre si por ligações covalentes. Os mais abundantes são os dissacarídeos (duas unidades de monossacarídeos, como a sacarose).

polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose (monossacarídeo). Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido, nos animais e nos fungos como glicogênio.

amido

A nutrição dos vegetais é autotrófica, e a sua reserva energética é feita sob a forma de amido. Já os animais são heterotróficos e têm sua reserva energética sob forma de gordura, o que permite sua maior compactação, já que a gordura não é missível na água.

A glicose é o monossacarídeo mais conhecido. Celulose e amido são dois importantes polissacarídeos. A celulose é um componente da parede celular das células vegetais, enquanto o amido funciona como substância de reserva para os vegetais. Os carboidratos podem ainda ser classificados como simples e complexos.

Os polissacarídios mais conhecidos são o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina.

Já os polissacarídeos são carboidratos de estrutura longa, compostos por amido e celulose. O amido está presente nos grãos e cereais, enquanto que a celulose é encontrada nas frutas, legumes, hortaliças, nozes e sementes.

Outro homopolissacarídeo que possui esta função é o glicogênio, que é o carboidrato de reserva dos animais. Armazenado no fígado e músculos, quando hidrolisado libera monômeros de glicose para as células animais utilizarem em suas atividades.

O glicogênio é o principal polissacarídeo de reserva em animais, assim como o amido é o das plantas. Ele é um polímero formado por resíduos de glicose unidos por ligações glicosídicas. Estima-se que uma molécula de glicogênio contenha cerca de 60000 resíduos de glicose.

POLISSACARÍDEOS DE PAREDE CELULAR
Os polissacarídeos de reserva de parede celular (PRPC) são formados pela adição de nucleotídeo-açúcares como doadores de monossacarídeos e podem ser classificados em três grupos distintos, os mananos, os xiloglucanos e os (arabino)galactanos.

Glicogênio – Principal reserva energética de animais e fungos. Fica armazenado no fígado e nos músculos dos animais e fungos. Quando o corpo humano precisa de energia, o glicogênio se transforma em moléculas de glicose.

Os principais sítios de armazenamento de glicogênio são o músculo e o fígado. Nestes tecidos o glicogênio é armazenado na forma de grânulos, aonde estão presentes também as enzimas responsáveis pela sua metabolização.