Quais os poemas mais famosos do mundo?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Confira agora, a nossa seleção de poesias:

  • Amizade Inseparável, de Vinicius de Moraes. ...
  • A Dor, de Augusto Branco. ...
  • Há Homens e Homens, de Bertold Brecht. ...
  • O Amor, de Fernando Pessoa. ...
  • Sou o Que Sou e Como Sou, de Clarice Lispector. ...
  • A Macieira, de Machado de Assis. ...
  • A Obra Mais Linda do Mundo, de Charles Chaplin.

a "Epopeia de Gilgamesh

Gilgamesh, a epopeia que vem da Mesoptâmia
O título de primeiro poema do mundo está a ser discutido. Há fontes que dizem que a "Epopeia de Gilgamesh" é o texto literário mais antigo. Este poema épico da antiga Mesopotâmia, composto em doze cantos com cerca de 300 versos cada um, e datado de cerca de 2100 a.

O Poema mais curto do mundo: Tu (autoria desconhecida) Memória, de Waly Salomão. Amor, de Oswald de Andrade.

3 – Mahabharata é o poema mais longo do mundo. É um poema épico indiano que tem cerca de 1,8 milhões de palavras. Ele é dividido em 2 livros e mais de 100.000 versos. Tem por volta de 10 vezes o tamanho de “A Ilíada” e “A Odisséia” juntos.

O primeiro poema da literatura do Brasil é Prosopopeia, de Bento Teixeira, publicado em 1601 e que conta em estilo épico, inspirado em Camões, as façanhas da família Albuquerque, tendo sido dedicado ao então governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho.

Canção do Exílio
Um dos poemas mais icônicos do Brasil de todos os tempos, a Canção do Exílio (1857) de Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) é marcada por sua exaltação e sentimentalismo da terra.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Por que a Polônia é considerada uma terra de poetas, o país da poesia? No campo das artes, o teatro também se destaca na Polônia. Para ficar só em dois nomes, cito Tadeusz Kantor e Jerzy Grotowski, figuras estelares da cena de vanguarda do século 20. Mas a riqueza da poesia polonesa é impressionante.

Enreduana era o nome dela. Sacerdotisa, poeta, filósofa, considerada a primeira escritora do mundo. Nasceu em 2.300 a.C, na Mesopotâmia. Foi expulsa de seu próprio reino pelo irmão, e era apaixonada pela deusa Inanna.

A Epopeia de Gilgamesh

A Epopeia de Gilgamesh (São Paulo: Autêntica, 2017) é uma obra cuja origem, estima-se, em 4 mil anos, já que foi escrita mais ou menos 2 mil anos a.C. O “documento” que deu resultou no livro que hoje conhecemos ficou soterrado desde o incêndio, em 612 a.C., que devastou a Biblioteca de Nínive.

A Epopeia de Gilgamesh é um antigo poema épico mesopotâmico, escrito pelos sumérios em algum momento em torno de 2000 a.C. Essa história narra os feitos de Gilgamesh, rei de Uruk, em sua procura pela imortalidade. Ela é considerada a obra de literatura mais antiga da humanidade.

As 5 melhores poesias de amor para todas as idades

  • Soneto da fidelidade | Vinícius de Moraes.
  • As sem-razões do amor |Carlos Drummond de Andrade.
  • Para elas | Alice Ruiz.
  • O Amor Bate Na Aorta | Carlos Drummond de Andrade.
  • Bilhete | Mario Quintana.

Canto geral

Canto geral” é uma de suas obras mais famosas. Pablo Neruda, em 1963.

É aquela que Oswald de Andrade publicou no fim dos anos 20, com o título “Amor” seguido por uma palavra-poema, “Humor”. Humor.” Há poemas curtos de todo tipo, muitos dos quais tratam do mesmo tema de Oswald.

A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).

Dante Alighieri (1265-1321) foi o maior poeta italiano da literatura medieval.

Antônio Gonçalves Dias

Gonçalves Dias foi o maior poeta da primeira geração romântica brasileira. Gonçalves Dias (Antônio Gonçalves Dias) nasceu em 10 de agosto de 1823, em Caxias, no estado do Maranhão.

O Haicai, também chamado de “Haiku” ou “Haikai”, é um poema curto de origem japonesa. A palavra haicai é formada por dois termos “hai” (brincadeira, gracejo) e “kai” (harmonia, realização), ou seja, representa um poema humorístico. Essa forma poética foi criada no século XVI e acabou se popularizando pelo mundo.

O “Soneto de Arvers” foi escrito em 1831 e publicado em 1833 e traduzido milhares de vezes para os mais diversos idiomas, inclusive para o Esperanto.