Quais os piores alimentos para quem tem pré-diabetes?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Segundo Angelica, os piores alimentos para quem convive com a doença são aqueles que têm alto teor de carboidratos refinados e açúcar adicionado, como pães, bolos, refrigerante e cerveja. Fizemos uma lista com a explicação da nutricionista do porquê de cada um.

Estudo publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention and Health acompanhou 71 pessoas com pré-diabetes e revelou que uma dieta com baixo consumo de pães, massas e arroz, e preferência por frutas com baixo índice glicêmico como pera, maçã e morango, pode reduzir peso corporal, pressão arterial e açúcar no sangue, ...

A principal recomendação médica é mudar os hábitos alimentares, reduzindo o consumo de alimentos com açúcar, gorduras, farinha branca e o consumo de sal.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Esta deliciosa fruta tropical é parte de um mito em relação às pessoas com diabetes sobre o que podem ou não comer. Mais uma vez repetiremos: Uma pessoa com diabetes pode comer frutas sem qualquer problema, até mesmo desfrutar de uma banana.

Importante para nossa saúde de uma forma geral. Portanto, arroz e feijão não são vilões para quem diabetes, apenas precisam ser consumidos de forma balanceada, sem exageros e fazendo boas combinações no prato.

Pré-Diabetes: O que pode comer

  • Grãos integrais: como arroz integral, quinoa e aveia;
  • Frutas: especialmente aquelas com casca, como maçãs e peras;
  • Vegetais: como brócolis, espinafre e couve;
  • Leguminosas: como lentilhas, grão de bico e feijões.

Chás e seus benefícios para o diabetes

  • Chá verde. ...
  • Chá mate. ...
  • Chá de canela. ...
  • Chá de carqueja. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá de hibisco.

leite e derivados: esses alimentos podem fazer parte do dia a dia do diabético. No entanto, é preferível optar por leite sem lactose (que é uma espécie de açúcar) e desnatado (com menos gorduras);

Formas de tratamento
Inclusive, é praticamente impossível prever se a evolução vai, de fato, ocorrer. A boa notícia é que aproximadamente 2/3 dos pacientes conseguem reverter o quadro de intolerância à glicose para uma normal tolerância à glicose, ou seja, antes que a condição progrida efetivamente para o diabetes.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

Veja quais são as cinco frutas com maiores taxas de glicose

  • Banana.
  • Ameixa preta.
  • Caqui.
  • Manga.
  • Mamão.

Consuma com Feijão: Associar o arroz com o feijão é uma excelente estratégia. A combinação de carboidratos do arroz com as fibras e proteínas do feijão ajuda a controlar a glicemia.