Quais os pilares do planejamento?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os 3 pilares fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio

  • Planejamento Estratégico (Direção)
  • Planejamento Tático (Preparação/Organização)
  • Plano Operacional (Plano de Ação)

7 etapas do Planejamento Estratégico

  1. 1 – Defina a identidade organizacional. ...
  2. 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
  3. 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
  4. 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
  5. 5 – Defina as estratégias. ...
  6. 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
  7. 7 – Monitore e avalie os resultados.

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Existem quatro pilares, em uma empresa, que são fundamentais para o seu funcionamento e que precisam estar integradas e sincronizadas para que uma boa gestão seja possível: Marketing e vendas, Finanças e Contabilidade, Recursos Humanos, e Administração e Logística.

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

Essas etapas incluem definir objetivos, desenvolver premissas, avaliar alternativas, identificar recursos, estabelecer tarefas e determinar métodos de rastreamento e avaliação.

Definir as metas e os objetivos
O primeiro passo é entender a diferença entre meta e objetivo. As metas são aquelas conquistas alcançadas no curto prazo. Elas têm o papel de servir como um passo a passo para que os objetivos sejam atingidos.

Etapas do planejamento estratégico
Determine sua posição estratégica. Priorize seus objetivos. Elabore um plano estratégico. Execute e gerencie seu plano.

É comum estabelecer novos objetivos e metas, mas, para ter sucesso, você deve ter um plano. Você pode usar as condições que você identificar como uma diretriz para situações futuras. Seus planos devem ser responsáveis por todas as suas metas e objetivos. É crucial lembrar suas intenções e como você pretende atingi-las.

De forma simplificada, os passos do Plano de Aula em 3 etapas apresentados pela Geekie: primeiro o objetivo, depois as evidências e, por fim, as experiências – pessoas, recursos, conteúdos e dinâmicas pensadas intencionalmente para chegar ao objetivo.

Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas; Compartilhar informações com agilidade e transparência; Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes; Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

E esse planejamento do futuro, dividimos em três grandes blocos: Planejamento Estratégico, Tático e Operacional.

O planejamento estratégico e o tático visam onde a empresa quer chegar, pensando a longo prazo, e traçando estratégias macro. Já o operacional tem como foco buscar aquilo que será mais eficaz para as atividades diárias.

Se a estratégia é o plano de ação que leva você aonde quer chegar, a tática consiste nas etapas e ações individuais que levarão até lá. Num contexto empresarial, a tática diz respeito às ações específicas que as equipes tomam para implementar as iniciativas delineadas na estratégia.