Quais os pilares do modernismo?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

Conheça cada um deles:

  • O uso de pilotis. O uso de pilotis eleva a construção. ...
  • Terraço jardim. O avanço tecnológico permitiu o uso de concreto armado nas construções. ...
  • Planta livre. Um dos 5 pontos da arquitetura moderna é a planta livre. ...
  • Fachada livre. ...
  • Janela fita.

Se pudermos resumir em poucas palavras, a arquitetura moderna privilegia a simplicidade, mas ao mesmo tempo não é simplória. Ela prioriza formas simples e geométricas, livres de muitas ornamentações. O concreto armado também é uma das principais características da arquitetura moderna.

Características da arquitetura moderna
Rejeitam-se elementos decorativos, ornamentais e supérfluos. Utilizam-se linhas e formas geométricas definidas. As construções são limpas, econômicas e úteis. Acabamentos em concreto aparente em detrimento ao reboco e à pintura.

Tratam-se dos 3 elementos fundamentais da arquitetura: a estabilidade ou caráter construtivo (firmitas), a função ou comodidade (utilitas) e a beleza estética (venustas).

Uma das principais características da arquitetura moderna é a valorização dos espaços livres. Essa proposta, além de promover a conexão das pessoas com as construções, também prestigia a ventilação, a iluminação e as zonas de respiro.

Entenda as diferenças entre os principais tipos de Arquitetura

  • 1.1 Clássico.
  • 1.2 Minimalista.
  • 1.3 Contemporâneo.
  • 1.4 High tech.
  • 1.5 Industrial.

Ocupando-se de questionar a formalidade, a austeridade e a falta de variedade da arquitetura moderna, particularmente do estilo internacional de Le Corbusier e Mies van der Rohe, o pós-modernismo defende uma arquitetura repleta de signos e símbolos que, por sua vez, comunicam valores culturais.

No Brasil, a Arquitetura Moderna nasceu em berço carioca. Segundo o arquiteto e historiador Guilherme Wisnik, ela surgiu nos anos 1930 sob os auspícios de Le Corbusier, o “purista”, super influenciado pela Semana da Arte Moderna que aconteceu poucos anos antes, em 1922.

O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista.

3. Le Corbusier. O pai da arquitetura moderna nasceu na suíça, mas se tornou cidadão francês em 1930. Seu trabalho combinava funcionalidade – característica proeminente da arquitetura moderna – espaços livres e linhas retas.

No Brasil o Modernismo foi um movimento de grande importância, pois os artistas brasileiros ansiavam por uma libertação estética. Em outras palavras, ansiavam por deixar de "imitar" os modelos artísticos que surgiam na Europa e criar um genuinamente nacional, independente.

O estilo moderno de decoração surgiu no início do Século XX como uma das vertentes do Modernismo, um movimento filosófico, intelectual e artístico que se espalhou dando origem a diversas linhas de pensamento e design que transformaram a civilização ocidental.

As grandes cidades passavam a registrar problemas da marginalização dos ex-escravos e a formação de um proletariado constituído pela mão-de-obra estrangeira. A mão-de-obra também passa a ser empregada nas fábricas.

Se você pensa que o estilo moderno é o equivalente a um cenário futurístico e improvável, está enganado. Pelo contrário, o estilo modernista, como também é chamado, é mais do que atual, tendo seu desenvolvimento na primeira metade do século 20.