Quais os perigos do vício?

Perguntado por: amartins4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A pior consequência dos vícios é que eles aprisionam as pessoas. Normalmente, pessoas viciadas perdem o estímulo para a vida e começam a entrar numa degradação moral que, quase sempre, as leva à depressão e a perdas como dinheiro, amigos, família, emprego, saúde e, finalmente, perda da alma.

Uma pessoa viciada apresenta sintomas que podem variar conforme a sua adicção, mas listo alguns que são comuns em quase todos os quadros: Dificuldade para controlar seus impulsos. Impotência em relação ao vício. Aumento da frequência do uso da substância ou de se submeter à experiência da situação em questão.

Dentre as causas que levam ao vício, podem ser citadas, aleatoriamente, as seguintes: curiosidade, conflito familiar, espírito grupal, fuga às responsabilidades, desorientação para o lazer, imaturidade, insegurança, personalidade instável, desprezo por parte da sociedade, vazio existencialista, desinformação e ...

O entorpecente é tão perigoso que cerca de 21% das pessoas que o experimentam uma única vez tornam-se dependentes. Alguns especialistas colocam o álcool na primeira posição do ranking de drogas mais viciantes, não só por seus efeitos, mas também pelo acesso fácil à droga.

O vício provoca centenas de alterações na anatomia do cérebro, no seu funcionamento químico, na sinalização de uma célula a outra, e até mesmo nas sinapses (as fendas entre os neurônios), que constituem a maquinaria molecular associada ao aprendizado.

Como parar de usar drogas?

  1. Reconhecer o vício. Reconhecer que possui um problema quando ele já passou a ocupar grande parte da sua vida não é algo simples. ...
  2. Buscar ajuda especializada. ...
  3. Contar com apoio familiar. ...
  4. Evitar frequentar lugares onde há consumo de drogas. ...
  5. Praticar atividades físicas. ...
  6. Alimentar bem.

Segundo um estudo conduzido pela Universidade College London, nós demoramos, em média, 66 dias para nos livrar de um hábito.

Quanto mais faz parte da vida dela, mais difícil ela se liberar daquela situação”, afirma coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Drogas, Rosângela Elias. “A relação que cria entre o indivíduo com a substância psicoativa é complexa, multifatorial, que cria a dependência e o tratamento também tem que ter.

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Um vício psicológico nada mais é do que um caso de dependência onde o foco não está primordialmente no físico, mas sim, trata-se de uma necessidade psíquica. Isto é, a busca é mais focada na fuga da realidade, resultando em efeitos psicológicos de bem estar, esquecimento do problema, dentre outros fatores.

Uma pessoa é considerada viciada quando faz uso abusivo de substâncias químicas, intoxicando o organismo. O indivíduo perde o controle em atividades que lhe trazem prejuízos pessoais. Torna-se inábil em vários setores da vida, causando conflitos sociais, familiares, prejuízos à saúde, e para o ambiente de trabalho.

Para vencer uma dependência, além de mudar o estilo de vida é importante resolver tudo o que causa desconforto emocional, como vazio, relações rompidas, medos e ansiedades. Por isso é tão importante fazer psicoterapia.

Dentre os tipos de vícios mais comuns entre os jovens, podemos citar o alcoolismo e até mesmo o vício em celulares. No entanto, as drogas ilícitas também não podem ficar de fora desse contexto. Embora isso varie de indivíduo para indivíduo.

  1. Repetição obsessiva do hábito.
  2. Dependência química da recompensa.
  3. Sinais físicos aparentes.
  4. Sinais psicológicos aparentes.
  5. Perda de controle.