Quais os perigos do kefir?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

As bactérias do kefir podem fazer mal ao meu organismo? Geralmente o kefir não faz mal, mas é sempre bom procurar um nutricionista antes de iniciar o consumo. Alguns dos efeitos podem acontecer em pessoas com intolerância alta a lactose, já que o kefir de leite retira 'quase' toda a lactose do leite, mas não 100% dela.

Kefir estragado

  1. Cheiro desagradável (podre ou extremamente azedo);
  2. Coloração sem ser branca ou translúcida;
  3. Grãos esfarelando;
  4. Fungos;
  5. Sem bolhas (quando é kefir de água);
  6. Não fermenta (mesmo após ter mudado o leite ou açúcar).

De acordo com a microbiologista Rosana Siqueira, se manipulado corretamente o kefir é benéfico. No entanto, o uso do kefir com os organismos do "mal" pode caussar náusea, vômitos, diarreia e até complicações para a imunidade.

Ao ser produzido em grande quantidade ele perde parte dos benefícios. O Kerfir é passado entre as pessoas através de doação, e assim se mantem uma corrente de troca sem fins lucrativos, apenas alguém que doa com objetivo de ajudar ao próximo.

EXISTE, MAS PODE SER PREJUDICIAL. https://www.ncbi.nlm.nih.

Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana. Depois de peneirado, lave os grãos com água filtrada.

O kefir pode ser consumido puro ou misturado a frutas e cereais e ainda serve para preparar diversas receitas, como queijos, iogurtes caseiros, pães, shakes e sobremesas.

Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 colheres (sopa) para cada litro de leite. Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou papel tolha funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz.

Ao ser proliferado, o kefir pode acabar ficando bem ácido, com um gosto amargo que traz uma sensação de queimação à garganta.

Os cuidados que você tem que ter com o kefir para evitar que a sua colônia morra

  1. Coloque o kefir na geladeira com mais leite ou água com açúcar caso vá fazer uma viagem curta. ...
  2. É preciso ver se o kefir está no ponto para ser coado. ...
  3. Congelar o kefir no freezer em viagens longas. ...
  4. Deixar os utensílios do kefir apenas para ele.

O kefir contém muitas propriedades, e uma delas é a ação antibacteriana. Ao tomar a bebida, é possível prevenir o corpo contra infecções, inibindo o crescimento de diferentes tipos de bactérias não benéficas para o organismo, incluindo o E. coli e Salmonella.

# Apesar do tempo para fermentação ser de até 72 horas ou 3 dias, há recomendações de que se a temperatura do ambiente estiver acima de 20º, o kefir não deverá ser consumido se foi fermentado por mais de 36 horas.

O grupo que recebeu kefir mostrou uma melhora no quadro de esteatose hepática, devido à diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol no fígado, assim como dos níveis de TGO e TGP.

Como o kefir é naturalmente irregular e azedo, é difícil dizer com certeza se ele está estragado ou se está morto, mas um sinal pode surgir quando ele começar a mudar de cor, de branco cremoso para azul esverdeado ou laranja. Outra condição é o crescimento de fungos.

Conservar o kefir na geladeira é bem simples e permite parar o crescimento da colônia durante alguns dias ou semanas. Neste método o kefir não vai "dormir", somente vai se reproduzir mais lentamente.

Se for aquecido, ele perde as propriedades medicinais. A principal vantagem do kefir é o fortalecimento do sistema imonológico. Além do kefir tradicional, de leite, há também uma bebida feita da fermentação de açúcar em água.

Origem do Kefir. O kefir é um leite fermentado produzido a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como quefir, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo deriva do turco keif que significa "bem-estar" ou "bem-viver" (KEMP, 1984) ...

O kefir ajuda a reduzir a acidez estomacal em excesso, sendo portanto, um ótimo alimento para pessoas com problemas de gastrite, úlcera e refluxo, entre outros.