Quais os perigos do glutamato monossódico?

Perguntado por: hneves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

No nosso corpo, o glutamato monossódio funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. "É um aditivo alimentar capaz de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde".

O glutamato monossódico também pode ajudar a harmonizar os sabores de suas receitas equilibrando a acidez e o amargor presentes em alguns alimentos. Além de ter o glutamato tem a propriedade de ajudar na digestão, estimulando a salivação e a sensação de saciedade.

Alimentos ricos em glutamato monossódico

  • Salgadinhos.
  • Industrializados e superprocessados.
  • Molhos pré-preparados.
  • Molho shoyo.
  • Enlatados.
  • Carnes processadas – salsicha, bacon, mortadela, presunto.

No nosso corpo, o glutamato monossódio funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. "É um aditivo alimentar capaz de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde".

Para neutralizar os sintomas do MSG, suplementos naturais podem ser ingeridos e uma reeducação alimentar feita para limpar e reequilibrar o organismo. Conheça os benefícios de alimentos nutritivos e as suplementações certas no site da QuantumBIO.

O glutamato é o aminoácido mais abundante no sistema nervoso central (SNC) agindo como neurotransmissor excitatório. Além disso, atua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, no aprendizado, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.

O glutamato monossódico pode ser encontrado em ketchups, mostardas, molhos/temperos/caldos industrializados, sopas instantâneas e até no famoso ajinomoto.

Um tempero popular e intensificador de sabor, MSG, ou glutamato monossódico, é a forma mais pura de umami, o quinto sabor. O MSG (glutamato monossódico) é amplamente usado para intensificar e melhorar os sabores umami em molhos, caldos, sopas e muitos outros alimentos.

Neste caso, a suplementação de glutamina pode ser uma boa ideia. Quando muito glutamato é produzido passa a ser neurotóxico, danificando neurônios e circuitos neurais. Neste caso, a suplementação de glutamina já não seria adequada. O glutamato também pode ser produzido a partir da glicose.

Como foi descoberto pelo químico japonês Kikunae Ikeda, em 1908, trata-se do sal mais estável formado a partir do ácido glutâmico e um dos melhores para provocar a sensação de paladar conhecida como “umami” – algo associado ao sabor da carne, mas que é diferente dos gostos salgado, azedo ou amargo típicos de outros ...

O glutamato é produzido pelo corpo humano e exerce um papel essencial no metabolismo. Cerca de 2kg do glutamato natural é encontrado nos músculos, no cérebro, nos rins, no fígado e em outros órgãos e tecidos.

Será que todos os alimentos embutidos fazem mal à saúde? Na verdade, não, pois depende muito de como foram feitos. Os embutidos feitos de modo artesanal, sem conservantes, que levam apenas boas partes das carnes, um pouco da gordura natural delas, temperos e especiarias, não oferecem nenhum risco à saúde.

Para saber se você está consumindo ou não glutamato monossódico não deixe de ler o rótulo dos alimentos. A menos que você coma em restaurantes japoneses ou compre o ressaltador de sabor, o aditivo normalmente aparece no final da lista de ingredientes dos alimentos industrializados.

O Glutamato monossódico (MSG) é um aminoácido não essencial que funciona como aditivo alimentar. Definido como o sal sódico do ácido glutâmico, ele é naturalmente produzido pelo corpo humano e pode ser encontrado em alimentos como tomate, cogumelos, alguns queijos e carnes.

“Ajinomoto, Arisco, Kitano, Sazón, todos esses contêm substâncias que podem causar mal à saúde”, acrescenta Danielle. Ainda de acordo com a nutricionista, os danos são vários, podendo variar desde alergias cutâneas até náuseas, vômito, enxaquecas, asma, taquicardia, tonturas, hipertensão arterial a até mesmo depressão.

No entanto, o consumo elevado de glutamato monossódico pode causar o surgimento de sintomas leves e de curta duração em algumas pessoas, como dor de cabeça, sono, dormência e alteração dos batimentos cardíacos.

O ingrediente, responsável pelo gosto umami (um dos cinco gostos básicos do paladar humano, ao lado do doce, salgado, ácido e amargo), cuja função específica é realçar o sabor dos alimentos . O ajinomoto ou glutamato monossódico é relacionado a enxaqueca , alergias e, até hipertensão arterial.