Quais os perigos da jiboia?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores. A jiboia não é venenosa e mata sua presa por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo.

Quando se sentem ameaçadas, as jiboias apresentam um comportamento característico. Elas contraem sua cabeça e pescoço e emitem um som agudo. Além disso, as jiboias podem eliminar fezes e morder o predador.

“A jiboia não é uma espécie nativa brasileira e, junto com a samambaia, é uma das mais usadas em projetos de Urban Jungle, já que é vistosa e bastante resistente. Ela gosta de calor úmido e é uma planta de sombra ou meia-sombra, muito fácil de manter.

Siga as dicas de não tocar e ingerir e de deixá-las fora do alcance de animais e crianças, para garantir que a planta traga toda sua beleza para seus ambientes sem que, para isso, ninguém corra riscos.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica. Arbustivo, ele é bem fácil de cuidar: confira mais informações em nosso artigo sobre como plantar capim santo. Além de se proteger das cobras, é possível fazer um chá delicioso com essa planta!

São animais carnívoros, mas quase não gastam energia, podendo ficar vários dias sem comer. São considerados animais pacíficos, pois não são venenosas e não atacam o homem. As jibóias vivem aproximadamente 20 anos.

O artigo 29 da Lei nº 9.605, prevê que esse tipo de crime ambiental pode levar a detenção de seis meses a um ano, e multa. Não é a primeira vez que situações como esta ocorre no local. Uma jiboia de quase dois metros foi morta por um homem, nas proximidades do Hospital de União.

Inland Taipan

A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.

Alimentação de uma jiboia
Dependendo do tamanho da cobra, as presas podem variar de camundongos a coelhos, porquinhos-da-índia, ratos e outros roedores. Normalmente um pequeno mamífero por semana é o suficiente, mas a frequência de alimentação dependerá do animal e de suas necessidades.

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.

A espécie jiboia gosta de sol ou sombra, então o melhor cenário é em ambientes com luz indireta. Esclarecemos. Para não queimar suas folhas, auxiliar a receber toda a claridade necessária para se desenvolver e controlar o crescimento, lugares com sombras são os mais aconselháveis.

A jiboia-constritora enxerga muito mal, mas tem poços labiais para detectar a presa pelo calor. É esse “segredo” que a torna uma grande caçadora noturna.

Mesmo assim, a sucuri pode atingir dobro do tamanho de uma jiboia. Além do tamanho, mais uma diferença entre a sucuri e a jiboia está ligada aos costumes aquáticos e terrestres. Ainda que ela possa se deslocar, a sucuri apresenta hábitos aquáticos. Por isso, seus olhos e narinas estão no alto da cabeça.

A hera também está na seleção de plantas perfeitas para ter no quarto. Assim como a jiboia, que é uma espécie de hera, as outras formas dessa verdinha casam bem com o ambiente onde se dorme. E outro benefício: elas não precisam de muita poda!

A jiboia gosta de sol, mas sobrevive melhor em ambientes com luz indireta. Por isso é tão indicada para se ter junto a outras plantas dentro de casa.

“A jibóia é uma planta coringa para ambientes fechados e não suporta altas temperaturas, por isso é perfeita se a sua cozinha tem pouca luminosidade.