Quais os peixes que têm barbatanas e escamas?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Alguns peixes que apresentam escamas e barbatanas (nadadeiras):
...
- Água salgada:

  • Arenque.
  • Salmão.
  • Pintado.
  • Bacalhau.
  • Atum.
  • Cavala.
  • Corvina.

Está presente em peixes teleósteos, salmoniformes (salmão), siluriformes (bagres, peixe-gato) e characiformes (piranhas), entre outros.

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.

As lampreias e mixinas, peixes sem escamas nem mandíbulas
Além disso, eles são uma iguaria em muitas partes do mundo. Possuem corpo cilíndrico e alongado, sem nadadeiras pares, apenas uma dorsal e uma caudal.

tilápia

A mercadoria era embalada e vendida, provavelmente, por todo Israel. Historiadores acreditam que a tilápia era consumida inteira, assada, acompanhada de farinha de peixe, uma espécie de misturada com trigo, que formava um pirão.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado.

Squamata ou escamados são um grupo de répteis que, como o próprio nome indica, apresentam o corpo recoberto por escamas. Nesse grupo estão incluídas as serpentes e os lagartos.

Alguns peixes, como os bagres possuem ainda barbatanas adiposas, de tecido carnudo. Nos mamíferos aquáticos, como as baleias e focas, as barbatanas são transformações das extremidades dos membros (mãos e pés).

Peixe de couro é uma denominação utilizada com peixes que não possuem escamas. Para entender melhor o que é peixe de couro, são todos os peixes que são revestimentos por espécies de placas, ou também conhecidos como peixes teleósteos e suliformes.

A pele deve estar úmida, tensa e bem aderida. Não pode ter escamas soltas – As escamas dos peixes frescos estão sempre bem firmes e resistentes, o que indicam que a pesca foi recente. Devem também estar translúcidas, ou parcialmente transparentes, e brilhantes.

tilápia

A tilápia não é considerada um pescado remoso, ou seja, pode ser consumido pós cirurgias, tatuagens e durante a gravidez.

No outro extremo, a carne de alguns peixes de pele escamosa, como a Pescada Branca (Cynoscion leiarchus), é indicada como alternativa alimentar para pessoas em recuperação de cirurgias.

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.

Peixe não é carne? O cristianismo herdou do Judaísmo a tradição cultural que não classifica peixe como carne.

O peixe, inclusive, foi um símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Isso porque a palavra Ichthys ou IXTUS, em grego, significa peixe e representa as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios Sopter” que significa “Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador”. De maneira geral, peixe na Páscoa significa Vida.

Vocês poderão comer qualquer peixe que tem barbatanas e escamas, mas não poderão comer os animais que vivem na água e que não têm barbatanas nem escamas. Esses animais são impuros para vocês; não comam nenhum deles e, mesmo quando eles estiverem mortos, não toquem neles.

Lampreia-marinha. Estes são os peixes sem escamas nem nadadeiras mais conhecidos.

Entre a lista de peixes remosos impróprios para consumo estão o peixe Bagre, Pintado, Linguado, Surubim, Jundiá, Mandi, Anjo, Arraia, Mandubé, Pacamão, Piranha, Filhote, Peixe-serra, Cação, Piraíba, Caçonete, Moréia, Peixe espada, Viola, Curimbatá e por fim o Tubarão.

Animais complexos
Assim, mesmo que os peixes não sejam capazes de sentir a dor da forma especializada como os mamíferos sentem – incluindo os seres humanos, isso não quer dizer que eles não sejam capazes de sentir dor de alguma forma.

Azeite de oliva era essencial e figos, tâmaras, romãs, nozes, grão de bico, lentilhas, queijos, cordeiro e carne de bode também eram bastante consumidos.