Quais os partidos políticos que existiam durante o Segundo Reinado?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Pedro II seria coroado imperador aos 14 anos de idade. Data desse turbulento período, marcado por diversas revoltas ocorridas no território nacional, a formação das primeiras organizações que posteriormente se constituiriam como os principais partidos políticos do Império: o Partido Liberal e o Partido Conservador.

Pedro I, apoiava incondicionalmente as medidas por ele tomadas. Tanto na imprensa como na Câmara dos Deputados, surgiram dois grupos político-partidários entre os que se opunham ao monarca: os liberais moderados e os liberais exaltados.

O Partido Liberal diferia do Partido Conservador quanto ao método ou ao modo de lidar com a realidade social. Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).

Pedro II ainda se consolidava na função de imperador. Por essa razão, o sistema político estabelecido no Segundo Reinado permitia um revezamento entre liberais e conservadores. No longo prazo, isso garantiu a estabilidade do Segundo Reinado. O sistema em questão era o parlamentarismo às avessas.

Em meio às reuniões e debates que aconteceriam para a organização da ordem regencial, temos o aparecimento de três grupos políticos mais importantes: os liberais moderados, os liberais exaltados e os conservadores.

O Partido Conservador foi um partido político brasileiro do Período Imperial, surgido por volta de 1836. Foi sucessor ideológico direto do Partido Restaurador, reunindo os antigos caramurus (exceto Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque) com membros dissidentes do Partido Moderado.

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores é um partido político brasileiro de centro-esquerda à esquerda. Fundado em 1980, integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina.

Partido político é um grupo organizado, legalmente formado, com base em formas voluntárias de participação numa associação orientada para ocupar o poder político.

O Segundo Reinado foi o período da história brasileira em que o Brasil foi governado por Dom Pedro II. Esse período iniciou-se com o Golpe da Maioridade, de 1840, que antecipou a maioridade de D. Pedro II, permitindo-o assumir o trono com apenas 14 anos.

Os Liberais radicais foram um grupo político formado durante o período de regência de D. Pedro I. Com D. João VI de volta a Portugal, as Cortes desejavam recolonizar o Brasil, evitar intervenção dos ingleses na economia e finalizar com a autonomia administrativa adquirida pelo Brasil.

Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas, em geral, apoiam ideias como um governo limitado, quanto aos poderes, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade ...

Guerra contra o Paraguai, abolição da escravatura e fim do Império foram alguns dos acontecimentos que marcaram o Segundo Reinado (1840-1889). No período, ocorreram grandes transformações políticas e sociais no Brasil.

Os principais motivos para o fim do Segundo Reinado

  1. Questão religiosa. Com um caráter mais personalista, a questão religiosa decorre de um conflito entre a Igreja Católica e D. ...
  2. Questão escravocrata ou oligárquica. ...
  3. Questão militar.

A parceria consistia no pagamento das despesas do deslocamento das famílias para o Brasil pelo fazendeiro, além dos custos referentes ao tempo em que tais famílias não começassem a produção. Era uma espécie de adiantamento dado pelos fazendeiros.

Pedro I, o Brasil ficou sem imperador e foi governado por regentes. Entre eles, os principais eram restauradores (caramurus), moderados (chimangos) e exaltados (farroupilhas). Eles possuíam soluções e ideias diferentes para os problemas brasileiros, que eram muitos, naquele conturbado período político.

Resposta. Partido estaurador- Defendia a volta de D. pedr I ao Brasil e o regime do absolutismo monarquico que centralizava o poder nas mãos do imperados. Liberais Exaltados- Defendiam a extinção do Conselho de Estado e do Poder Moderador, e apoiavam a criação de um republica, ou seja, eram contra o absolutismo.

Os liberais moderados, como Bernardo Pereira de Vasconcelos, Evaristo da Veiga e Diogo Feijó, organizavam-se em torno da Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional.