Quais os paradoxos de Zenao?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Além do paradoxo de Aquiles e da tartaruga, são atribuídos a Zenão também outros paradoxos, como o paradoxo da flecha imóvel. Esse paradoxo também tenta provar a impossibilidade do movimento. Zenão afirmou que uma flecha, ao ser lançada, jamais atinge seu alvo.

A filosofia de Zenão era, em seu conteúdo, semelhante à de Xenófanes e Parmênides, cujas idéias defendeu pelo método da "redução ao absurdo", ou seja, extraindo conclusões contraditórias das idéias de seus adversários. Argumentava que o que existe é uno: "O verdadeiro é apenas o um, todo o resto é não-verdadeiro".

O método de Zenão consiste em assumir como certas as hipóteses das teses dos seus adversários, e partindo dessas hipóteses ele chega a conclusões contraditórias e inaceitáveis, buscando assim desacreditar os argumentos de seus antagonistas.

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

O efeito Zenão é o ato de observar/pensar/focar constantemente naquilo que desejamos, paralisando/congelando, dessa forma, o processo de materialização.

Estima-se que esse filósofo, da era pré-socrática, tenha desenvolvido cerca de 40 paradoxos, mas apenas 8 deles sobreviveram aos tempos atuais. Seus argumentos eram todos no sentido de provar que o universo seria único, imutável e imóvel.

Exemplos de frases com paradoxo
Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)

Principais ideias de Zenão de Cítio
- Suas principais áreas de interesse foram: Ética, Lógica e Física. - Defendeu a Lógica como uma forma eficiente de evitar o engano e o erro. - De acordo com Zenão, a felicidade era um fluxo de vida. - Para esse filósofo estoico, a virtude só pode existir dentro da esfera da razão.

Nasceu em Cítio (atual Lárnaca), na ilha de Chipre. Lecionou em Atenas, onde fundou a escola filosófica estoica por volta de 300 a.C. Com base nas ideias dos cínicos, o estoicismo enfatizava a paz de espírito, conquistada através de uma vida plena de virtude, de acordo com as leis da natureza.

Na verdade, o termo recebeu essa nomenclatura por fazer referência a Zenão de Eleia, seu idealizador. Zenão de Eleia, por sua vez, foi um filósofo pré-socrático da filosofia grega. Só para você ter noção de sua importância, saiba que ele é considerado por Aristóteles como o criador da dialética.

Para Zenão os homens alcançam a plena felicidade no momento que renunciam as paixões, as contrariedades e os aborrecimentos. Para alcançarmos essa renúncia devemos viver na apatia, nos conduzindo pelo destino, sem temer nada e sem esperar nada.

O principal mérito de Zenão foi a elaboração de paradoxos para demonstrar a ilusão do movimento e da multiplicidade. O filósofo defendia que a origem de tudo é o ser, sendo o ser eterno e uno. Então, a multiplicidade, o movimento e mesmo o tempo são ilusões do não-ser.

Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões: paradoxo verídico. paradoxo condicional. paradoxo falsídico.

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias. É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento.

Perfeito paradoxo: figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contraditória.

Paradoxo temporal é quando alguém viaja no tempo para o passado, altera uma ação e com isso muda os acontecimentos futuros, fazendo com que a ação que motivou a viagem no tempo não exista mais, e com isto, a própria viagem não existiria.

Resposta: b) Estamos vivendo uma guerra pacífica. explicação: o paradoxo consiste na expressão de uma ideia contrastante(em que há oposição)!