Quais os palhaços que fizeram sucesso no Brasil?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Palhaços que fizeram muito sucesso no Brasil foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo.

O Brasil é terra de diversos palhaços memoráveis, como: o Bozo, Carequinha, Pimentinha, entre outros. No mundo, um dos nomes mais expressivos foi o de Charlie Chaplin, conhecido como 'Carlitos', um dos artistas mais importantes da época do cinema mudo.

Piolim e Arrelia, dois palhaços geniais
Arrelia começou um pouco mais tarde: aos nove anos, como acrobata. Aos 17, fez sua primeira exibição como palhaço. Ele se tornou nacionalmente conhecido por ser o primeiro palhaço a aparecer na televisão brasileira.

Benjamim de Oliveira (1870-1954) é um personagem difícil de captar em apenas uma definição. Nascido em Pará de Minas, filho de mulher escravizada, ele tinha 12 anos quando fugiu com um circo itinerante que visitava o interior mineiro.

Circo Maximus

O Circo Maximus é o maior circo itinerante do Brasil, e ele chega a Cascavel com o apoio da RPC.

QUAIS FORAM OS PRIMEIROS PALHAÇOS

  • PICOLINO I (1886 – 1962) Nerino Avanzi, o Picolino, viveu a infância no paulistano Teatro Polytheama, Vale do Anhangabaú. ...
  • TORRESMO (1889 – 1981) Brasil José Carlos Queirolo era o nome do palhaço Torresmo. ...
  • ARRELIA (1905 – 2005) ...
  • CAREQUINHA (1915 – 2006)

Grock (10 de janeiro de 1880 - 14 de julho de 1959), nascido Charles Adrien Wettach , foi um suíço palhaço , compositor e músico. Chamado "o rei dos palhaços" e "o maior dos palhaços da Europa", Grock já foi o artista mais bem pago do mundo.

Os Doutores da Alegria são artistas, atores e atrizes profissionais, com formação em artes cênicas e um profundo estudo sobre a arte do palhaço no ambiente hospitalar. Sua atuação é realizada em dupla e a “visita médica” acontece em grande parte das alas do Instituto: internação, ambulatório e pronto atendimento.

Ao que tudo indica, o palhaço que conhecemos hoje surgiu aproximadamente em 1758, na Inglaterra. Isso ocorreu porque Philip Astley, um oficial da cavalaria, passou a organizar apresentações com homens equilibrados em pé no dorso de cavalos.

Veja abaixo os tipos mais conhecidos.

  • Cara branca. É o mais elegante e metido. ...
  • Mímico. Nunca fala (ele usa as mãos e o corpo para contar histórias engraçadas). ...
  • Augusto. O mais clássico. ...
  • Vagabundo. Inspirado em moradores de rua europeus, pinta uma barba falsa e usa roupas rasgadas ou com remendos. ...
  • Augusto Europeu.

Cirque du Soleil (em português, Circo do Sol) é uma companhia multinacional de entretenimento, sediada na cidade de Montreal, Canadá. Foi fundada em junho de 1984 na cidade de Baie-Saint-Paul pelos artistas de rua Guy Laliberté e Gilles Ste-Croix, sendo atualmente a maior companhia circense do mundo.

circo Giuseppe Chiarini

Maria Emília Tortorella conta que, segundo a historiadora Ermínia Silva, a origem do circo no Brasil, formalmente estruturado, foi o circo Giuseppe Chiarini, em 1834.

EXISTEM MUITOS TIPOS DE PALHAÇO, OS DOIS CLÁSSICOS SÃO: O BRANCO E O AUGUSTO. O BRANCO É MAIS SÉRIO E BEM VESTIDO, E O AUGUSTO É ATRAPALHADO E DESAJEITADO. NO BRASIL, A MAIORIA DOS PALHAÇOS DE CIRCO USA ROUPAS COLORIDAS EXAGERADAS, SAPATOS ENORMES, PERUCA E NARIZ VERMELHO.

O circo chegou ao Brasil no início do século XIX, trazido por companhias estrangeiras que se apresentavam em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Essas companhias apresentavam espetáculos com animais exóticos e acrobatas, e eram muito populares entre a aristocracia e a classe média.

O Circo Stankowich é um dos mais antigos circos no Brasil cujos fundadores têm ascendência francesa e romena e há quase 200 anos circula em território brasileiro, essencialmente no estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

O salário médio de um Palhaço no Brasil é de R$ 3.356,34. As especialidades com os melhores salários são Magico, Titeriteiro e Acrobata. Essas informações são baseadas nas 154 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.

Palhaço de palco e palhaço de rua.