Quais os países que San Martin libertou?

Perguntado por: ebittencourt7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Enquanto Bolívar libertava alguns países do domínio espanhol, o argentino José de San Martín (1778-1850), lutava contra as tropas para libertar Argentina, Chile e Peru.

José Francisco de San Martín y Matorras foi um general argentino e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência da Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru.

Um personagem tão significativo para esse processo foi Simon Bolívar (1783- 1830), um general e estadista venezuelano, um dos maiores vultos da América Latina, chefe de revoluções que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Ainda no século XVI, a colônia foi elevada a Vice-Reino do Peru. Em 1821, o argentino José de San Martín declarou a independência do país.

Considerado um herói revolucionário, militar foi essencial nas lutas de emancipação de territórios do continente. Em 24 de julho de 1783, há exatos 236 anos, nascia em Caracas, atual capital da Venezuela, Simón Bolívar, o mais importante líder dos movimentos de independência da América do Sul.

Assim, o sonho de Bolívar de uma nova república federalista, nos moldes dos Estados Unidos, foi gradualmente sucumbindo aos interesses particulares de grupos que tinham pouco ou nenhum respeito pelos princípios liberais defendidos pelo principal líder da independência dos países hispano-americanos.

A proposta pan-americanista fracassou porque houve a oposição dos Estados Unidos e Inglaterra. Estes não viam com bons olhos o surgimento de um Estado assim tão grande e forte, capaz de se opor a eles. Também o Brasil sequer compareceu ao Congresso do Panamá, posto que era governado por um monarca.

Em 1820 o seu objetivo era organizar uma expedição - por terra e por mar - para libertar o. No mês de dezembro desse ano venceu-os em Pisco e de seguida ocupou Lima, afastando as tropas e fiéis imperialistas da cidade. A 28 de julho de 1821 proclamou a independência do país.

Ainda em 1816, San Martin foi enviado para assumir o comando do exército nacionalista em Mendonza onde em uma proeza militar, atravessou a Cordilheira dos Andes, na região próxima ao pico do Aconcágua. Em 1817, bateu os espanhóis, o que garantiu a independência chilena na Batalha de Maipú, em abril de 1818.

Principais líderes da Independência da Argentina
Foram eles: - Cornelio Saavedra: fazia parte do Exército Patriota e foi presidente da Junta Provisória Governativa. - Mariano Moreno: foi secretário de Guerra e Governo da Primeira Junta. - Manuel Belgrano: foi general em chefe do Exército do Norte.

Bernardo O'higgins

Governado por Bernardo O'higgins, o movimento da independência do Chile ocorrido no dia 12 de fevereiro de 1818, desobrigou o país da soberania secular espanhola, ficando este na área do imperialismo inglês.

Simón Bolívar, o Libertador
Ao longo de sua vida, Bolívar atuou na independência de cinco nações sul-americanas: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Processo de Independência da América Espanhola
Na Venezuela, Bolívar foi oficial do exército revolucionário e participou de diversas batalhas de libertação contra os espanhóis. Na Batalha de Boyacá, que ocorreu em 1819, libertou a Colômbia do domínio espanhol.

Simón Bolívar foi um revolucionário venezuelano que pertencia a uma família da aristocracia criolla. Jurou defender a independência da América do Sul quando esteve na Itália e dedicou sua vida à luta contra os espanhóis. Auxiliou nos processos de independência da Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.

Continuar lendo Que foi San Martin?